segunda-feira, 7 de maio de 2012

Tema de casa no centro da polêmica

Enquanto as tarefas de casa estão proibidas na escola primária francesa, no Brasil são consideradas atividade de apoio ou de reforço para a fixação do conteúdo desenvolvido em sala de aula. Na Europa, o tema enfrenta polêmicas e é o centro de discussões entre pais e professores. No último mês de março, Federação de Conselhos de Pais de Alunos da França (FCPE) convocou uma greve de deveres de duas semanas, pela desobediência da lei, e em protesto contra os "trabalhos forçados" feitos fora do horário letivo.Na Espanha, o Conselho Escolar emitiu um parecer alertando que as tarefas escolares devem ser motivadoras, não causar discriminações, nem serem usadas como castigo. É o princípio adotado na Escola Projeto, na Capital. "O tema para nós é muito importante, pois ajuda a criar hábitos de estudo, envolve e compromete a criança e a família", explica a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Virgínia Veríssimo. "Mas a atividade deve ter um sentido", alerta ela, lembrando que tema deve estar inserido no conteúdo que a criança está aprendendo em sala de aula.
A cartilha também é seguida pelas escolas de Porto Alegre. A diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Maria Cristina Garavelo, explica que a orientação é de que as tarefas de casa complementem as atividades da escola. E as exigências variam conforme as características do aluno. "Não pode ser um exagero que acabe fazendo com que a família faça o tema pela criança", salienta, acrescentando que o bom-senso é sempre a medida certa.
Tanto na escola pública como na privada, as tarefas são cobradas pelos educadores. "Nós pedimos aos pais para que insistam no cumprimento da tarefa, mas se o aluno se recusa, ele terá que fazê-la em aula, às vezes, perdendo um momento legal", adverte a coordenadora pedagógica da Escola Projeto. Ela observa, porém, que é preciso investigar se o aluno não está fazendo por birra ou por alguma dificuldade e, por isso, é fundamental a troca de informações com a família.
Para a educadora Helena Sporleder Côrtes, a cobrança é fundamental e necessária. "Temos que desconstruir a ideia de que as crianças só devem fazer o que querem. Aprender é chato e todos nós aprendemos com as perdas, os sofrimentos e as tarefas difíceis", ressalta a professora da Faculdade de Educação da PUCRS, de Porto Alegre.

DISCUSSÃO MUNDIAL
Na França, o tema de casa está proibido na escola primária (de 6 a 11 anos) desde 1956, quando o Ministério da Educação aprovou circular nesse sentido. Os educadores, no entanto, continuam repassando deveres de casa aos alunos menores.
Na Espanha, o Conselho Escolar de Navarra considera que as tarefas, arraigadas no ambiente escolar, devem continuar, mas não serem usadas como castigo.
Nos EUA, a luta contra o tema é a bandeira de Sara Bennett, uma das autoras do livro "The Case Against Homework" ("O Caso Contra os Deveres de Casa").
Fonte: Correio do Povo (RS)

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