A Revista Nova Escola enumerou 15 mitos presentes no dia a dia do professor. Vale a pena analisar como essas questões interferem em nossa prática.
- 1. Para ser um bom professor é preciso ter dom e vocação à A docência não é uma capacidade inata, e sim uma carreira que, como outras, pressupõe esforço pessoal e formação que possibilitem o domínio de aspectos teóricos e práticos ligados à aprendizagem.
- 2. A função mais importante da escola é formar cidadãos à Não se pode desvalorizar a cultura escolar propriamente dita para dar mais importância a dimensões extracurriculares.
- 3. Criança pobre não aprende à Todos podem aprender, independentemente de sua condição socioeconômica.
- 4. Educação se aprende em casa. Cabe à escola apenas ensinar os conteúdos à A escola, além de dar conta do currículo das disciplinas, também é um espaço de socialização, em que se aprendem regras de convivência e o respeito às diferenças.
- 5. Para os pequenos, livros ilustrados e com texto curto são os melhores à Desde cedo, as crianças precisam ter contato com bons livros, não só com belas ilustrações, mas também com narrativas de qualidade. Isso é o que torna a leitura prazerosa.
- 6. Muitas crianças não aprendem porque vêm de famílias desestruturadas à Há casos de sucesso e de fracasso escolar nas diferentes organizações familiares. A existência de um núcleo tradicional - com pai, mãe e filhos - não determina a maior atenção à Educação em casa.
- 7. Meninos são melhores em Matemática à Todos possuem a mesma capacidade de aprendizagem, independentemente do sexo.
- 8. Creche é um mal necessário à Ter um bom desenvolvimento na primeira infância é um dos fatores que mais influenciam o sucesso escolar. Mais do que cuidar da criança e alimentá-la, a creche tem como função proporcionar diferentes experiências de socialização a ela.
- 9. A repetência sempre melhora o desempenho à Vários estudos apontam que a reprovação tem um alto custo educacional. Quanto mais o estudante repete, maiores as possibilidades de que ele seja reprovado novamente ou abandone a escola.
- 10. Sem a possibilidade de reprovação, os alunos perdem o respeito pelo professor à A reprovação não é um mecanismo de punição, e sim uma medida extrema tomada quando não há possibilidade de o aluno avançar. A autoridade do professor é garantida quando ele trata os estudantes com respeito, domina os conteúdos de sua disciplina e apresenta propostas desafiadoras intelectualmente, que os fazem progredir.
- 11. A cópia e a repetição são boas estratégias de ensino à Apenas copiar ou fazer exercícios repetitivos não garante a aprendizagem dos alunos.
- 12. Trabalho em grupo sempre gera indisciplina à O movimento em classe e a troca de ideias podem gerar barulho, mas isso não é sinônimo de desordem. Muitas vezes, um ambiente quieto e o "bom comportamento" podem esconder dúvidas e problemas de aprendizagem.
- 13. É papel da escola elevar a autoestima dos estudantes à A principal função da instituição é ensinar os conteúdos curriculares. Não é por meio de elogios rasgados e premiações para os que fazem as tarefas mais rapidamente que a garotada vai se sair bem.
- 14. Os alunos aprendem mais quando a atividade é lúdica à Aprender pressupõe um esforço cognitivo e requer força de vontade, disciplina, concentração e dedicação. Atividades dinâmicas e divertidas não garantem, necessariamente, todas essas condições em sala.
- 15. Conteúdo dado é conteúdo aprendido à Ensino e aprendizagem são processos distintos. O professor ensina, propõe atividades e problemas, mas isso não significa que todos aprendam da mesma forma.
Para mais detalhes acesse:
Nenhum comentário:
Postar um comentário