sábado, 28 de abril de 2012

Estímulos à leitura variam para crianças de zero a nove anos

Pessoas que leem, mas não compreendem o sentido de um texto e não são capazes de se expressar pela escrita são classificadas como analfabetas funcionais. São homens e mulheres que abandonam a Escola antes da segunda etapa do ensino fundamental e representam 20% da população brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Se a Escola não valoriza a leitura ou deixa de avançar na alfabetização e no letramento, ela está formando um analfabeto funcional. A opinião é da pedagoga Verônica Branco, mestre em alfabetização e doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). “São pessoas que não passam da Escolaridade básica e deixam a Escola antes do 6.º ano, porque é muito difícil ler”, explica.

Parceria
Para a pedagoga Maria Silvia Bacila Winkeler, é tarefa da Escola organizar e sistematizar o conhecimento, mas a ajuda dos pais em casa é indispensável. “As crianças são estimuladas em todos os ambientes, principalmente se veem os pais lendo e leem com eles”, diz Maria, que é professora de Pedagogia e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
A professora de Português Marly Nogueira da Silva, 51 anos, nunca se mostrou ansiosa diante das primeiras dificuldades Escolares dos cinco filhos. “Eles escreviam e erravam bastante no começo, mas eu sempre soube que a escrita e a leitura corretas não se aprendem de uma vez”, afirma. Ela sempre procurou orientar os filhos em seus estudos. Agora, os três mais velhos – Mariane, Cássio e Juliane – já estão na faculdade e também auxiliam no estudo dos caçulas Geovani, 14 anos, e Gabriele, 9 anos.
A importância desse espírito de parceria entre família e educadores é defendida pela doutora em Educação Adriane Knoblauch, professora da UFPR. “O envolvimento dos pais deve estar muito afinado com o trabalho que é desenvolvido na Escola”, afirma.
Gazeta do Povo (PR)

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