terça-feira, 18 de janeiro de 2011

“O que dá pra rir dá pra chorar”

Por Erivelton R. Almeida
 
Quem nunca recebeu aqueles e-mails que trazem escritas com "erros grosseiros" de alunos, consideradas ironicamente como “verdadeiras pérolas”? São textos extraídos de provas por este Brasil a fora, que mostram desde o desconhecimento das normas básicas de gramática à falta de coerência em decorrência da alienação com os fatos que os rodeiam.
Isso tem sido motivo de chacotas e zombarias por parte de muitos, principalmente de professores, o que é LAMENTÁVEL. Imagine um médico, após um tratamento prolongado de um paciente, que não conseguiu se reestabelecer, passar a zombar do doente por não ter respondido bem ao tratamento. Acredito que nós, professores, sejamos o único segmento profissional que tripudiamos sobre aqueles com os quais deveríamos ter a solidariedade necessária.
Em tempos de superficialidades, pobreza intelectual e falta de visão crítica da realidade, não sou tolo em achar que somos os responsáveis pelo caos que se estabeleceu na Educação Escolar, mas sim que somos parte importante no processo e que sempre podemos fazer algo para mudar este estado de coisa do que simplesmente ironizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário