sexta-feira, 5 de abril de 2013

Boa prática em sala de aula ensina cidadania aos alunos


As eleições municipais do ano passado motivaram dois Professores da Escola Estadual Presidente Kennedy, localizada na periferia de São Paulo, a reacender a chama da cidadania nos Alunos do Ensino médio.
Para incentivar a reflexão sobre a importância do voto, atividades especiais foram implantadas em todas as disciplinas com o objetivo de contextualizar a realidade política e econômica da cidade. À medida que desvendavam o cenário eleitoral, o comprometimento dos estudantes com a escolha de seus representantes aumentava. “A parte prática do trabalho foi desenvolvida durante as aulas de sociologia. Cada grupo, de seis Alunos, recebeu a missão de pesquisar sobre a biografia, propostas e partido de um candidato a prefeito e um a vereador”, conta o Professor de sociologia e um dos idealizadores da prática, Jorge Nelson Cáceres.
O conhecimento adquirido nas pesquisas foi apresentado aos outros Alunos em forma de debates, que ficaram mais calorosos com a proximidade do pleito. “Os Alunos vibravam ao defender seus candidatos ou colocar em xeque a proposta dos adversários. Muitos, inclusive, decidiram tirar o título de eleitor para exercer na prática a escolha. Ao final do processo, todos haviam escolhido os próprios candidatos. Com certeza o ato de votar ganhou um significado para eles”, diz Cáceres. Para chegar a tal grau de interesse, o processo de aprendizado abrangeu quase todas as disciplinas.
Textos sobre os conceitos da democracia foram trabalhados durante as aulas de filosofia. Já nos períodos de matemática, os Alunos aprendem porcentagem através de gráficos e tabelas produzidos a partir de uma pesquisa eleitoral que eles mesmos fizeram com os moradores da comunidade.
Além disso, textos dissertativos sobre o candidato de cada Aluno com a devida argumentação foram produzidos durante as aulas de Português. “Foi um trabalho interdisciplinar de sucesso. Enfrentamos no começo alguma resistência dos pais, pela desconfiança de que a Escola estivesse fazendo campanha eleitoral. Mas, ao final do processo, conquistamos o apoio da família e o plano é replicar a ação em 2014, para trabalhar as eleições federais”, planeja. Cáceres pretende ainda colocar em prática este ano atividades para fomentar a discussão de assuntos polêmicos como a pena de morte, inclusão de cotas raciais nas universidades e descriminalização das drogas. “Procuro problematizar questões atuais presentes na sociedade.
O objetivo é desconstruir os questões morais e religiosas que os jovens trazem do âmbito familiar, para fomentar o senso crítico e assim oferecer a oportunidade de eles construírem seus próprios valores”.
Fonte: Brasil Econômico (SP)

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