“A mera presença dos objetos técnicos em sala de aula não
significa necessariamente inovação. Pode até ser um grande retrocesso. O
computador sozinho não faz nada”, afirma Edvaldo Couto, professor da
Universidade Federal da Bahia. Doutor em Educação pela Unicamp e palestrante
das duas edições do InovaEduca 3.0, SP e Recife, ele trabalha em suas pesquisas
temas como cibercultura, tecnologias educacionais e criação de narrativas em
ambientes digitais. Defensor assíduo do “uso de toda e qualquer tecnologia em
sala de aula”, Edvaldo acredita que a Educação 3.0 será aplicada com sucesso
quando alguns problemas estiveram solucionados, como a falta de infraestrutura
nas escolas e a má formação tecnológica dos professores.
Em entrevista ao Porvir, o professor abordou as questões
que permeiam o uso da tecnologia na sala de aula, como isso tem sido feito no
Brasil e, ainda, falou sobre as perspectivas educacionais para um futuro
próximo. Confira:
Como usar a
tecnologia de forma inovadora?
Edvaldo Couto - A mera presença dos objetos técnicos em
sala de aula não significa necessariamente inovação. Pode até ser um grande
retrocesso. O computador sozinho não faz nada. A Educação 3.0 é a tecnologia de
pessoas, que integra pessoas. Para usar as tecnologias digitais de forma
inovadora nas práticas docentes precisamos solucionar simultaneamente três
problemas:
1 – Melhorar a infraestrutura tecnológica. Existem escolas
que receberam computadores e não têm luz elétrica ou acesso à internet. Muitas
escolas não têm água potável, não têm biblioteca, não tem sequer professores.
Para complicar, os computadores são em número limitado, não tem para todos. É
preciso ampliar e criar novas políticas públicas capazes de construir uma boa
infraestrutura tecnológica nas escolas.
2 – Melhorar o acesso à rede. A banda larga no Brasil é
uma piada. É preciso investir e melhorar a banda larga, entender que conexão é
uma necessidade básica da população. Os custos no Brasil, por um serviço sempre
ruim, são altíssimos. Precisa reduzir drasticamente o custo e ampliar a
velocidade da rede. A internet veloz precisa estar disponível nas escolas. Não
pode ser um projeto de algumas escolas particulares e muito caras. Deve ser
presença em todas as escolas. Em cada escola pública.
3 – Formar adequadamente os professores para a cultura
digital. Muitos professores não sabem o quê nem como fazer uso das tecnologias
digitais em suas práticas docentes. Não pode ser apenas um cursinho de poucos
horas para ensinar a ligar e desligar aparelhos. Os professores devem ser
letrados digitalmente, ter autonomia e liberdade, precisam ser sujeitos
integrados na cultura digital.
Esses três pontos na verdade ressaltam que, quando se fala
em tecnologias digitais não mais falamos em máquinas, mas em pessoas
conectadas, fazendo coisas incríveis porque estão juntas, trabalham em
parcerias, de modo coletivo. Se as pessoas não estiverem conectadas e não
tiverem liberdade para discutir e criar, nada mudará na educação.
Uma de suas pesquisas é voltada para a Narrativas de
Professores nas Redes Sociais Digitais. Como elas podem auxiliar no processo de
aprendizado?
Couto - É possível que o mais extraordinário da nossa época seja o fato de qualquer pessoa conectada a internet poder narrar a sua história, contar sobre o seu modo de ver os acontecimentos, opinar sobre um produto, discutir e difundir ideias. A Web 3.0 potencializou essa condição e permitiu a cada um narrar e publicar suas experiências. Então, as narrativas, sobretudo as pessoais, se multiplicam a cada dia nessa esfera pública que é a rede. Muitos professores vivem conetados, são incríveis narradores de si, mas sobretudo de suas práticas docentes. Essas narrativas de professores, especialmente nas redes sociais digitais, orientam, estimulam e se misturam a milhares de outras narrativas de alunos. Qualquer processo de ensino e aprendizagem se mostra mais rico e interessante em meio a essas trocas contínuas.
Couto - É possível que o mais extraordinário da nossa época seja o fato de qualquer pessoa conectada a internet poder narrar a sua história, contar sobre o seu modo de ver os acontecimentos, opinar sobre um produto, discutir e difundir ideias. A Web 3.0 potencializou essa condição e permitiu a cada um narrar e publicar suas experiências. Então, as narrativas, sobretudo as pessoais, se multiplicam a cada dia nessa esfera pública que é a rede. Muitos professores vivem conetados, são incríveis narradores de si, mas sobretudo de suas práticas docentes. Essas narrativas de professores, especialmente nas redes sociais digitais, orientam, estimulam e se misturam a milhares de outras narrativas de alunos. Qualquer processo de ensino e aprendizagem se mostra mais rico e interessante em meio a essas trocas contínuas.
Fonte: Portal Porvir
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