É sabido que, durante os primeiros séculos de vida, o
nosso país tinha características coloniais, impostas pelo domínio de Portugal.
A partir de 1808, com a vinda de D. João VI e sua corte, vivemos o princípio da
evolução cultural, com obras como a Biblioteca Nacional, o Observatório
Nacional, a Academia de Guardas-Marinha e tantas outras instituições que foram
fundamentais para o deslanche do nosso desenvolvimento.
Nada disso poderia ter acontecido sem a primazia do
conceito de alta gestão. Como hoje se cobra inclusive dos jovens
administradores brasileiros, que vivem não mais a realidade de um país autoritário
e totalmente injusto. O que temos é uma democracia de massa, com forte presença
(inusitada) da classe média. Já são mais de 30 milhões de brasileiros que
subiram de categoria, para a emergente sociedade de consumo.
Com inovações semânticas, como as palavras globalização,
sustentabilidade, profissionalização, novas mídias e, sem ser redundante, a
prioritária Educação ambiental.
É impossível alcançar resultados apreciáveis, no progresso
brasileiro, se não tivermos, costurando tudo, uma Educação de qualidade.
Concordamos com a tese de que o problema não se resume a aumentar a aplicação
do PIB em Educação (para 10%, como querem muitos).
Ou pagar melhor aos Professores. Seria uma simplificação.
Pagar melhor sempre trará resultados, sobretudo se a medida for acompanhada de
outras providências essenciais, como formar adequadamente os mestres,
oferecendo-lhes concomitantemente um treinamento moderno e marcado pela
inovação.
É tudo o que não fazem os nossos cursos de formação de
Professores, envelhecidos por práticas ultrapassadas e desligadas da realidade
mutante. A alta gestão começa numa Escola renovada.
Vivemos um tempo de transição, quando é necessário
considerar a existência de novos valores e a presença de crianças que são
nativas digitais. As Escolas, até aqui, foram praticamente as únicas provedoras
de conteúdo.
Isso hoje foi superado pela existência de uma sofisticada
parafernália tecnológica, que veio para ficar.
Além de passar valores aos nossos Alunos, os
estabelecimentos de Ensino devem se orientar no sentido de colaborar para a
solução de problemas do cotidiano. É uma visão comportamental que se ajusta à
Educação moderna.
Fonte: O Globo
(RJ)
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