sábado, 30 de março de 2013

Reflexões sobre a relação família-escola

 
Uma das questões que afligem pais e Educadores é sobre como deve ser a atuação dos pais em relação à Escola em que os filhos estudam. Primeiramente, é preciso ter claro que, por mais que a Escola seja privada e os pais paguem mensalidades, a relação que eles devem desenvolver com a mesma não é a de cliente. Dito de outro modo, até existe uma relação de “compra de um serviço”, mas ela se estabelece entre os pais e a mantenedora da Escola, e não entre pais e Professores, ou pais e o setor de pedagogia da Escola.
As questões relativas ao modo como a criança aprende, como se desenvolve, bem como qual tem sido a ação da Escola nesse processo precisam ser tomadas com base no ponto de vista de ambos – pais e Escola – e têm um objetivo em comum: favorecer o desenvolvimento integral da criança. Por isso, é essencial que ambos os lados busquem compreender as necessidades, motivações e problemas enfrentados pelo outro.
Vamos exemplificar: sem conversar com a Professora do filho e compreender a situação da turma também do ponto de vista dela, os pais podem se deixar levar por uma percepção parcial, tomando-a como verdade absoluta, o que geralmente não é correto. Por outro lado, também a Escola precisa ver os pais como parceiros e lhes explicar como é o trabalho desenvolvido. Quando os pais sabem o que é feito e por que é feito, é muito mais fácil que comprem a ideia e contribuam para o sucesso da aprendizagem dos filhos. Por isso, pais não são apenas aqueles que acompanham as tarefas de casa ou dão bronca quando as notas são baixas. Eles devem ser vistos como parceiros no processo educativo.
Por isso, é de extrema importância refletir sobre o papel da Escola e da família. Os pais precisam questionar em que medida conhecem a proposta pedagógica da Escola e sempre buscar saber o que foi ensinado, como foi o dia na Escola, supervisionar as lições de casa, ler atentamente os comunicados da Escola com real interesse em compreendê-los, bem como ver os Professores como parceiros na Educação – além de, claro, confiar na instituição escolhida para o aprendizado do filho.
Por sua vez, a Escola precisa dar um espaço real de participação aos pais e não apenas colocá-los no papel de quem deve somente educar as crianças e cobrar as lições de casa, sem os deixar a par de como se trabalha na instituição, de como é cada fase do desenvolvimento e como as crianças estão agindo.
Os pais e os Educadores devem ter uma relação de parceria. Só assim a Educação será completa.
Inge R. F. Suhr, coordenadora pedagógica, in: Fonte: Gazeta do Povo

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