O livro didático é um valioso recurso para o acesso à
cultura e o desenvolvimento da Educação. Em muitos lares brasileiros, ele é o
primeiro livro, abrindo caminho para o hábito da leitura e o aprendizado. Ao
longo de dois séculos, quando começaram a ser produzidos no Brasil os primeiros
didáticos, os livros passaram por inúmeras transformações, visando acompanhar
as novas dinâmicas em sala de aula e contribuir para uma aprendizagem
significativa. Tais investimentos refletem o empenho da indústria editorial na
incorporação de novas tecnologias, avanços metodológicos, recursos gráficos,
diretrizes governamentais e no atendimento à demanda de Educadores por
materiais de qualidade e com valores para a cidadania.
No cenário educacional brasileiro, o livro didático é
importante instrumento de apoio ao trabalho do Professor e referência na
formação dos mais de 50 milhões de crianças e adolescentes matriculados em
Escolas públicas e privadas. O Brasil tem um dos programas mais avançados de
aquisição de livros Escolares, que assegura a distribuição gratuita de milhões
de exemplares à rede pública de Ensino. Percorrer esse caminho, de escala e
qualidade, exige da indústria editorial absorver as peculiaridades e
necessidades do cotidiano Escolar no processo de concepção do livro, envolvendo
o trabalho de uma equipe multidisciplinar de profissionais altamente capacitados
e com experiência em sala de aula.
O processo de elaboração do livro Escolar é mais complexo
do que se imagina. Envolve etapas como a do desenvolvimento de um projeto
pedagógico-editorial; elaboração dos originais; avaliação, preparação, revisão
e edição do texto original; projeto gráfico; pesquisa iconográfica e de
referências para ilustrações; produção editorial e produção gráfica. Todas elas
conduzidas por especialistas que trabalham para transpor, em linguagem com
propósito didático, conteúdos e atividades que levem à apropriação e construção
do conhecimento e ao desenvolvimento de habilidades e competências nas
diferentes áreas do saber.
A última edição da pesquisa Retratos da leitura no Brasil,
divulgada em 2012, o mais abrangente estudo sobre o perfil do leitor do
brasileiro realizado pelo Instituto Pró-Livro, também aponta a importância do
livro didático para a formação de leitores. É o gênero mais frequentemente
lido, exercendo, portanto, um relevante papel na difusão do hábito e do gosto
pela leitura. A mesma pesquisa revela também o papel do Professor como
incentivador da leitura: ele é apontado como o principal motivador,
influenciador de crianças e jovens em idade Escolar.
As mudanças que acontecem hoje em sala de aula, como o uso
de novas tecnologias, revisões nas diretrizes curriculares e expectativas de
aprendizagem, impõem desafios constantes à produção do livro Escolar, que
acompanha com sucesso as transformações da Educação nacional. O livro didático
no Brasil atinge seu propósito quando estabelece uma forte parceria com o
Professor. Juntos eles podem converter em realidade os mais nobres ideais da
Educação.
Fonte: Estado de Minas (MG)
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