Quatro operações básicas e uma mesma pedra no sapato da
qualidade educacional do Ensino público em Pernambuco. Entre os Alunos
matriculados no 3º ano do Ensino médio no estado, apenas 7,7% têm aprendizagem
adequada em matemática. O dado é apontado pelo relatório anual do movimento
Todos Pela Educação que estabelece cinco metas de desenvolvimento na área para
serem cumpridas até 2022 pelo país.
Divulgado ontem, o documento revela que Pernambuco foi um
dos quatro estados brasileiros a não atingir a meta parcial de ter todos os
Alunos com aprendizado adequado à série cursada, além de não alcançar o índice
desejado de percentual de crianças e adolescentes matriculados na Escola e
também de conclusão do Ensino fundamental e médio.
Baseando em resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de
Domicílios (Pnad) de 2011, da Prova Brasil e também do Sistema de Avaliação da
Educação básica (Saeb), o relatório apontou que pelo menos 15,4% dos Alunos dos
terceiros anos do Ensino médio da rede estadual deveriam ter conhecimento de
matemática adequado à série. O percentual também é negativo para língua
portuguesa, no qual a meta era de 25,1%, mas o estado só atingiu 20,1%. Os
índices médios aceitáveis também não foram atingidos para o Ensino de
matemática e português para Alunos dos 5º e 9º anos do Ensino fundamental.
“No Brasil não existe uma Educação para responder a essa
questão da matemática, que desde 1999 apresenta o mesmo patamar de qualidade.
Isso é absurdo se pensarmos que o terceiro ano é a finalização do ciclo
educacional Escolar. O país cresce no Ensino fundamental, mas não no médio”,
explicou a diretora do Todos Pela Educação, Priscilla Cruz.
Para ela, isso acontece por uma falta de investimento na
qualificação do Professor. “As universidades não estão cumprindo o papel de
preparar esse profissional. Eles são formados de forma genérica, com muita
teoria e sem articulação com as salas de aula.” A opinião é compartilhada pela
estudante Maria Eduarda Albuquerque, 16. “Durante meu Ensino fundamental,
sentia dificuldade em matemática porque a matéria não era passada da melhor
forma”,contou.
Os resultados foram questionados pela Secretaria Estadual
de Educação, que contabiliza 770 mil Alunos matriculados. “Nós superamos as
metas propostas pelo Ideb em 2011.
O que acontece é que foi coletada uma amostra de apenas um
aspecto do Ideb que não compreende as Escolas de referência. Foram avaliadas 49
turmas naquele ano, sendo que dez delas eram de EREMs. Das 33 Escolas
pernambucanas avaliadas, apenas 10 eram de referência”, garantiu o secretário
estadual de Educação, Ricardo Dantas.
Fonte: Diário de Pernambuco (PE)
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