Olá,
meus bons diqueiros,
Escolhi para hoje não propriamente uma dica, mas
uma curiosidade que tem a ver com o uso da língua.
Trata-se da palavra SECRETÁRIA.
Originalmente, era o nome de uma escrivaninha com
muitas gavetas e escaninhos para guardar documentos e dinheiro. É provável que
quem tomava conta desse móvel, lidando com seu conteúdo, acabou sendo conhecido
como SECRETÁRIO ou SECRETÁRIA.
A profissão , no entanto, existe desde antes de
Cristo. Era um misto de escriba e soldado, que lutava de dia e fazia o
relatório da batalha à noite. Que se saiba, o primeiro homem a escolher uma
mulher para a tarefa de registrar suas batalhas foi Napoleão Bonaparte.
A secretária executiva de empresas, como conhecemos
hoje, surgiu em 1877, em Nova Iorque. No Brasil, a profissão se firmou na
década de 50, quando chegaram aqui as primeiras multinacionais.
Assim sendo, uma secretária, na sua origem, era
como móvel fechado, principalmente para guardar segredos...
Grande
abraço da
Edinalda
Nenhum comentário:
Postar um comentário