1 ano ou menos
– Polarização de dispositivos
ü  Ambientes colaborativos;
ü  Espaços online que visam facilitar a colaboração e o
trabalho em grupos. Nesse tipo de ambiente, a interação acontece independente
de onde os alunos estejam;
ü  Aprendizagem baseada em jogos;
ü  Interação de jogos nas experiências educacionais; os
benefícios têm se comprovado em desenvolvimento cognitivo, colaboração, solução
de problemas e pensamento crítico;
ü  Celulares:
Especialmente quando se fala em smartphones, são o ponto de convergência de
muitas tecnologias; permitem acesso a um volume muito grande de informações na
palma da mão;
ü  Tablets: Como os celulares, têm a facilidade da mobilidade e possibilitam aulas dentro e
fora da escola. Dispositivos aumentam o leque de recursos pedagógicos.
2 a 3 anos –
Uso dos softwares
ü  Redes;
ü  Investimento em banda larga para grandes eventos
esportivos e o maior número de smartphones facilitam acesso rápido, barato e
fácil a todos os tipos de informação;
ü  Geolocalização;
ü  Ferramentas recentes permitem a determinação da
localização exata de objetos físicos, além da combinação com dados sobre outros
eventos, objetos ou pessoas;
ü  Aplicativos móveis;
ü  Nova indústria de desenvolvimento de softwares cria um
universo de novas possibilidades educacionais, com compartilhamento de
descobertas em tempo real;
ü  Conteúdo aberto;
ü  Conteúdo disponibilizado gratuitamente, via web, dá acesso
não apenas à informação, mas ajuda no desenvolvimento de habilidades de
pesquisa, avaliação e interpretação.
4 a 5 anos –
Apropriação dos softwares
ü  Inteligência coletiva;
ü  Conhecimento existente nas sociedades ou em grandes
grupos. Como hoje a produção de conhecimento não é mais um monopólio, várias
redes são criadas cotidianamente;
ü  Laboratórios móveis;
ü  A tecnologia facilitou que pesados equipamentos, antes
disponíveis apenas em bons laboratórios de ciências pudessem ser inseridos em
simples celulares;
ü  Ambiente pessoal de aprendizagem;
ü  Formado por uma coleção pessoal de ferramentas montadas
para apoiar seu próprio aprendizado; lista é organizada de forma independente e
é focada em objetivos individuais;
ü  Aplicações semânticas;
ü  Aplicativos que organizam informações de várias fontes e
fazem associações entre elas, apresentando o resultado de forma atraente ao
usuário.
Fonte: Portal Porvir
 

 
 
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