1 ano ou menos
– Polarização de dispositivos
ü Ambientes colaborativos;
ü Espaços online que visam facilitar a colaboração e o
trabalho em grupos. Nesse tipo de ambiente, a interação acontece independente
de onde os alunos estejam;
ü Aprendizagem baseada em jogos;
ü Interação de jogos nas experiências educacionais; os
benefícios têm se comprovado em desenvolvimento cognitivo, colaboração, solução
de problemas e pensamento crítico;
ü Celulares:
Especialmente quando se fala em smartphones, são o ponto de convergência de
muitas tecnologias; permitem acesso a um volume muito grande de informações na
palma da mão;
ü Tablets: Como os celulares, têm a facilidade da mobilidade e possibilitam aulas dentro e
fora da escola. Dispositivos aumentam o leque de recursos pedagógicos.
2 a 3 anos –
Uso dos softwares
ü Redes;
ü Investimento em banda larga para grandes eventos
esportivos e o maior número de smartphones facilitam acesso rápido, barato e
fácil a todos os tipos de informação;
ü Geolocalização;
ü Ferramentas recentes permitem a determinação da
localização exata de objetos físicos, além da combinação com dados sobre outros
eventos, objetos ou pessoas;
ü Aplicativos móveis;
ü Nova indústria de desenvolvimento de softwares cria um
universo de novas possibilidades educacionais, com compartilhamento de
descobertas em tempo real;
ü Conteúdo aberto;
ü Conteúdo disponibilizado gratuitamente, via web, dá acesso
não apenas à informação, mas ajuda no desenvolvimento de habilidades de
pesquisa, avaliação e interpretação.
4 a 5 anos –
Apropriação dos softwares
ü Inteligência coletiva;
ü Conhecimento existente nas sociedades ou em grandes
grupos. Como hoje a produção de conhecimento não é mais um monopólio, várias
redes são criadas cotidianamente;
ü Laboratórios móveis;
ü A tecnologia facilitou que pesados equipamentos, antes
disponíveis apenas em bons laboratórios de ciências pudessem ser inseridos em
simples celulares;
ü Ambiente pessoal de aprendizagem;
ü Formado por uma coleção pessoal de ferramentas montadas
para apoiar seu próprio aprendizado; lista é organizada de forma independente e
é focada em objetivos individuais;
ü Aplicações semânticas;
ü Aplicativos que organizam informações de várias fontes e
fazem associações entre elas, apresentando o resultado de forma atraente ao
usuário.
Fonte: Portal Porvir
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