quarta-feira, 1 de maio de 2013

Mostrando a Língua - 78

Caros diqueiros,
Para DIA DO TRABALHADOR/TRABALHO , além de lhes mandar um abraço, recortei e enfeitei de verde-esperança, dois versos do 1º texto, de 1930, de Ferreira Gullar, em que o poeta diz:
'Se habito nas imensas oficinas,
moro na tenda do ferreiro pobre,'
(O Trabalho- Ferreira Gullar-1930)
Mas, fazendo jus à inspiração do dia...vamos trabalhar!
Vem de nosso diqueiro VILMAR RANGEL a seguinte 'consulta' ( que colori de azul e grifei o trecho em questão):
Caríssima: lendo suas dicas sobre amuado, avacalhado etc., lembrei-me daquele vocábulo clássico - enfezado -, cuja origem (salvo engano) está na palavra fezes, que, no tempo da escravidão, eram transportadas no alto da cabeça em vasilhas ou baldes que, a um descuido, caíam sobre rosto, ombros, corpo do coitado, causando-lhe (é claro) grande aborrecimento e raiva. É isso mesmo ?
Eta papo mal cheiroso, Vilmar! Rsssssss Mas tudo pela etimologia, não é? Vamos lá!
Essa palavra tem etimologia curiosa. Nem sempre quer dizer zangado ou com raiva. No Sul, quando a festa está boa, fica ENFEZADA; em outras regiões , se alguém está fraco fisicamente ou raquítico, está ENFEZADO! Nada a ver com fezes, não é?
Pois bem: na etimologia oficial, deriva de infensare, verbo Latino ( infenso, -as, -atum, -are) que significa opor-se a alguma coisa com vigor, hostilizar, ficar raivoso.
Mas, há dicionaristas que concordam em conotar ENFEZAR com fezes. É o caso do professor Silveira Bueno — ex- Professor da Universidade de São Paulo (falecido), um maiores filólogos de cátedra de nosso país.
Parece, então, de correta etimologia (científica) aquilo que eméritos filólogos e dicionaristas ( Grande Dicionário Etimológico-Prosódico da Língua Portuguesa”, de Francisco da Silveira Bueno) apontam a respeito o vocábulo enfezar, endossado pelo sentido popular do vocábulo ( foex,-cis= resíduos).
Ainda assim, fica a dúvida de Vilmar, de Aurélio Buarque, de Sérgio Nogueira e minha, ora!
Apontei as duas possibilidades, mas não se pode afirmar com certeza de quald elas se origina a palavra, até porque, o vocábulo é usado com outras acepções totalmente diferente no Sul e para designar fraqueza física.
Sugiro que , para nosso conforto, apliquemos a que mais de adeque ao contexto.
forte abraço, bom feriado,
Edinalda

Nenhum comentário:

Postar um comentário