Será que os
professores brasileiros dão aula em várias escolas ao mesmo tempo? Será que os
alunos sabem mais português que matemática? O Porvir listou dez verdades em que
as pessoas costumam acreditar quando se trata de educação e decidiu
classificá-las como mito ou verdade. Para tanto, recorreu ao QEdu, plataforma
que entra no ar hoje com dados educacionais do País organizados de maneira
atraente, e convidou o especialista Ernesto Martins, da Fundação Lemann, para
comentar essas hipóteses.
Como o Porvir
adiantou em agosto, o QEdu é um sistema online lançado pela Fundação Lemann e
pela Meritt que permite que qualquer pessoa tenha acesso fácil e intuitivo a
dados oficiais do Ministério da Educação referentes à Prova Brasil (seus
resultados e questionários socioeconômicos de 2007, 2009 e, em breve, 2011) e
ao Censo Escolar – que, verdade seja dita, já estavam disponíveis, mas o chegar
a eles nem sempre era fácil e cruzar esses dados mais difícil ainda. Nesse
ambiente virtual, será possível comparar desempenhos de cidades e estados, ver
a proficiência dos alunos a partir de suas notas na Prova Brasil e ter acesso
aos contextos em que esses alunos estão inseridos com dados atualizados do
Censo Escolar. Confira!
1. Professores brasileiros dão aula em muitas escolas
Mito. No Brasil,
57% dos professores dão aula em apenas uma escola; 37% lecionam em 2; 5% em 3 e
1% em 4.
Caminho:
Escreva “Brasil” na janela de busca. O site redirecionará para uma tela em que
aparecem várias abas. Selecione a última, chamada “Panorama”. Abaixo, selecione
a opção “Professores” para ter informações detalhadas. Ao lado esquerdo, dentro
da janela Perfil, clique em “Trabalho”. Uma aba se abrirá abaixo e clique na
opção “Rotina”. A pergunta referente ao número de escolas em que atua é a 21,
segunda a ser mostrada na tela.
Análise do especialista. É muito difícil avaliar o perfil dos professores da educação
básica como um todo. Os professores de educação infantil são muito diferentes
dos professores do ensino fundamental, por exemplo. O perfil dos professores de
língua portuguesa também é diferente do perfil dos professores de física. A
análise específica da condição de trabalho declarada dos professores de todo o
país de língua portuguesa e matemática dos alunos que fizeram a Prova Brasil
mostra que muitos professores dão aulas apenas em uma escola (principalmente os
do 5º ano).
2. Matemática é o calcanhar de Aquiles dos alunos brasileiros
Verdade.
Se comparados com os resultados de língua portuguesa, os de matemática são
realmente piores. Apenas a título de exemplificação, 10% dos brasileiros chegam
ao fim do 9.º ano com o conhecimento adequado em matemática. Em português, esse
porcentual é de 23%.
Caminho:
Escreva “Brasil” na janela de busca. O site redirecionará para uma tela em que
aparecem várias abas. Selecione a quarta, chamada “Explorar Estados”. Dentro dessa
página haverá o percentual de aprendizado de cada disciplina (português e
matemática) em cada um dos estados. Do lado esquerdo da tela, clique na opção
“Disciplina”, onde é possível escolher se serão analisados dados de português
ou matemática, e “Etapa”, onde se deve selecionar se as informações serão de
5.º ou 9.º ano.
Análise do especialista. Os índices de aprendizado em matemática são, de fato, muito
mais baixos do que os de língua portuguesa. Como boa parte das habilidades em
matemática é desenvolvida apenas na escola, isso aponta um problema no ensino
grave.
3. As escolas do Norte e do Nordeste vão de mal a pior
Mito. Nenhum
estado brasileiro piorou seu desempenho em nenhuma das quatro provas avaliadas
(português 5.º e 9.º anos; matemática 5.º e 9.º anos). É verdade que alguns
deles não evoluíram em nada, mas alguns estados do Norte e do Nordeste vêm se
destacando como estados que mais aumentaram suas notas, como Acre, Ceará,
Rondônia e Tocantins. Em muitos casos, eles estão acima da média nacional.
Caminho:
Escreva “Brasil” na janela de busca. O site redirecionará para uma tela em que
aparecem várias abas. Selecione a quarta, chamada “Explorar Estados”. Para
fazer essa comparação, é preciso clicar em “Ativar o Modo Avançado”. Em
seguida, na opção de “Ordene os Resultados”, selecione “Evolução”. Do lado
direito da tela, todos os Estados brasileiros ficarão listados conforme a
evolução no ano e na matéria selecionados. Por exemplo, selecionando português
e 5.º ano, Ceará aparece como o 5.º Estado com maior evolução. Existe também a
opção de estabelecer comparações entre os estados. Clique uma vez no Acre,
Ceará e Tocantins, depois selecione “Comparar” e então “Abrir”. Para cada
Estado será aberta uma caixa que apresenta sua evolução na disciplina selecionada,
o número de matriculados, entre outros dados. Essa mesma operação pode ser
executada para avaliar o ensino da mesma disciplina no 9.º ano, assim como
matemática nos dois anos.
Análise do especialista: Um ponto muito importante é que médias mais baixas na prova
Brasil em uma região do país não necessariamente apontam que as escolas são as
piores, pois as notas dos alunos não indicam o quanto foi agregado pelas
escolas. No Norte e no Nordeste, a escolaridade e o nível socioeconômico dos
pais são mais baixas, o que está correlacionado a condições mais
insatisfatórias para o aprendizado fora da escola (e que influenciam no
resultado). Apesar de esses estados virem evoluindo de modo insatisfatório,
como no resto do país, algumas redes vêm obtendo um avanço considerável, em
especial do estado do Ceará.
Fonte: Portal Porvir
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