Mesmo que no início a internet tenha sido utilizada apenas
para fins militares, em poucos anos se tornou um referencial em todo tipo de
comunicação. Com o passar do tempo, ela foi sendo aprimorada em uma interface
gráfica visualmente interessante e mais dinâmica. Esse acesso, enfim, chegou às
Escolas, o que se deu em meados dos anos 90. Mas como avaliar o desenvolvimento
das habilidades dos Alunos que utilizam esse recurso?
O cenário de aprendizagem antes era o Professor como
emissor da palavra e o Aluno ouvinte. Assim sendo, aquilo que o aluno ouvia era
por ele reproduzido em palavras escritas em seu caderno ou livro didático.
Nesse contexto, havia pouca interação entre eles.
Depois da internet, tudo mudou. Temos o Professor como
mediador do conhecimento, enquanto Alunos se tornam coautores na busca da
informação.
Os Alunos hoje podem compartilhar ideias e aprofundar as
pesquisas relacionadas ao assunto em um ambiente de reflexão, com bibliotecas
virtuais, guias, apostilas interativas e muito mais.
Ainda há que se falar do aprendizado colaborativo, uma
grande tendência dos Alunos do século XXI. Nesse ambiente, as pessoas com
interesse comum se reúnem para compartilhar o que sabem, buscam juntas a
solução dos problemas, tomam decisões e agem em equipe por meio de fóruns de
debates, e-mails, videoconferências, sendo cercadas por muitas outras
possibilidades no mundo todo.
Trata-se agora de uma nova cultura educacional, que tem
como base o compartilhamento das ideias e ideais em projetos colaborativos.
Precisamos acompanhar essas tendências e compreender de uma vez que, se não
levarmos as tecnologias (acessos à internet, redes sociais...) aos nossos
Alunos, seremos nós que nos distanciaremos desse novo formato de Educação. Cabe
o entendimento da utilização da internet, de como nossos Alunos compreendem a
pesquisa, o acesso e a busca, bem como da forma como utilizam a informação. É
preciso estar "antenado".
Fonte: O Globo (RJ)
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