4. É mais fácil ter notas maiores nos anos iniciais do que
nos anos finais
Verdade.
Comparativo das notas da Prova Brasil 2007 e 2009 mostra consistência no
resultado melhor no 5.º e no 9.º ano tanto em português quanto em matemática.
Caminho:
Escreva “Brasil” na janela de busca. O site redirecionará para uma tela em que
aparecem várias abas. Selecione a quinta, chamada “Proficiência”. As
proficiências em português e matemática no 5.º e no 9.º ano nas provas de 2007
e 2009 aparecerão em quadradinhos já no alto da tela. Para verificar detalhes
de cada uma das variáveis (disciplinas e anos), basta selecionar a opção
desejada acima dos quadradinhos.
Análise do especialista: O aprendizado é acumulativo. Portanto, se um aluno sai de uma
etapa sem o aprendizado adequado será ainda mais difícil conseguir concluir a
etapa seguinte com o aprendizado esperado. Como a maioria dos alunos que conclui
os anos finais não adquiriu o aprendizado adequado a essa etapa, o desafio que
é colocado para os anos finais e para o ensino médio acaba sendo muito alto.
5. A internet já chega em boa parte das escolas do Brasil
Mito. De acordo
com o Censo Escolar 2010, apenas 47% das escolas têm internet. A banda larga
chega a apenas 39% das instituições. No entanto, entre as participantes da
Prova Brasil, que são majoritariamente públicas, 75% têm acesso à internet.
Caminho:
Escreva “Brasil” na janela de busca. O site redirecionará para uma tela em que
aparecem várias abas. Selecione a última, chamada “Panorama” e vá para “Censo
Escolar”. Ao lado, na caixa com os temas relacionados à infraestrutura,
selecione “Tecnologia”. Aparecerá, então uma tela à direita. Selecione “Filtre
pelo Universo de escolas”, depois escolha a opção “Todas as Escolas”. Abaixo,
estarão os números referentes ao uso de internet e banda larga em todas as
escolas do Brasil, independentemente de terem realizado a Prova Brasil.
Análise do especialista: As condições de infraestrutura locais têm um grande impacto
sobre esse dado. Não por acaso as taxas mais baixas estão nas regiões com um
grande percentual de escolas em áreas rurais. O requisito de a escola ter que
ter pelo menos 20 alunos para poder fazer a Prova Brasil exclui uma parcela
considerável das escolas rurais, fazendo com que o dado da Prova Brasil ajude a
ilustrar que na área urbana a internet já é consideravelmente presente nas
escolas.
6. Alguns alunos passam anos na escola sem aprender rigorosamente nada
Verdade.
Ao se analisar a escala de proficiência adotada pelo QEdu, é possível
verificar, por exemplo, que 39% dos alunos do 9.º ano têm conhecimentos
insuficientes de matemática. Isso quer dizer que 776.776 alunos no país não
aprenderam quase nada – ou mesmo nada – do que se esperava que eles tivessem
aprendido.
Caminho:
Escreva “Brasil” na janela de busca. O site redirecionará para uma tela em que
aparecem várias abas. Selecione a quinta, chamada “Proficiência”. Assim como em
outras páginas, aqui haverá as opções entre 5.º e 9.º anos e as disciplinas de
português e matemática. Selecionando qualquer uma das opções, aparecerão todas
as informações a respeito da eficiência no aprendizado naquela etapa, naquela
série. Também é possível filtrar para apenas instituições municipais ou
estaduais.
Análise do especialista: Uma análise mais aprofundada sob esse aspecto é difícil de ser
feita pelo fato de haver poucas pesquisas longitudinais no país que acompanham
como o resultado de um aluno evolui ao longo do tempo. Mas o retrato que os
dados apresenta, indicando que muitos alunos do 9.º ano não têm o aprendizado
adequado ao 5.º ano, mostra que muitas redes estão com dificuldade de agregar o
aprendizado mínimo aos alunos.
7. Alunos muito bons não têm oportunidade de aprender mais do que está planejado
Mito. Também pela
escala de proficiência é possível ver que, nas quatro provas analisadas, há
sempre grupos de alunos com conhecimentos acima do esperado.
Caminho:
Escreva “Brasil” na janela de busca. O site redirecionará para uma tela em que
aparecem várias abas. Selecione a quinta, chamada “Proficiência”. Selecione o
ano e a disciplina que deseja consultar e abaixo estarão listados os
desempenhos dos alunos nas últimas avaliações. Se o escolhido, por exemplo, for
o 5.º ano e na disciplina de português, será possível ver que o último registro
(da prova de 2009), 8% dos alunos mostraram um aprendizado avançado, ou seja,
sabem mais do que precisariam saber nesse período.
Análise do especialista: Em muitas turmas, de forma acentuada a partir dos anos finais
do ensino fundamental, existem alunos com diferentes níveis em relação ao
aprendizado. Essa situação exige que o professor consiga individualizar o
ensino, para que alunos em situação pior possam recuperar o conteúdo e alunos
com um nível de aprendizado mais avançado possam seguir avançando. Os dados
ilustram que em boa parte das redes brasileiras existe um grupo de alunos com
um nível de aprendizado avançado – para alunos de 9º ano, para alguns especialistas,
indica um aprendizado condizente a um aluno com ensino médio completo.
Fonte: Portal Porvir
Nenhum comentário:
Postar um comentário