Em 879
municípios brasileiros, mais da metade dos alunos de escola pública chegam ao
5° ano com conhecimento insuficiente em matemática para estar nessa série do
ensino fundamental. Em outros 341 municípios, mais da metade dos alunos têm
nível insuficiente em português.
Isso é o que
mostram os dados da Prova Brasil 2011, compilados pelo economista Ernesto
Faria, da Fundação Lemann, disponíveis no portal Qedu.
Por nível
insuficiente, entende-se o estudante que tem conhecimentos inadequados ao
estágio escolar em que está, conforme a classificação do Movimento Todos pela
Educação. Há também os níveis básico e adequado, que inclui conhecimento
proficiente e avançado.
Ao todo, o
estudo mostrou os resultados de 4.952 cidades em que mais de 30 alunos do 5°
ano fizeram a Prova Brasil em 2011.
Maranhão é o
Estado que concentra o maior número de municípios em que mais da metade dos
alunos têm nível insuficiente de conhecimento de matemática (166 cidades) e de
português (85 cidades).
Na outra
ponta, apenas 92 municípios têm mais de 70% dos alunos com nível de português
adequado à série em que estuda. Em matemática, o número aumenta: são 191
cidades com mais de 70% dos alunos com nível adequado na disciplina. Minas
Gerais, Paraná e São Paulo são os Estados que concentram municípios com mais de
80% dos alunos com aprendizado adequado.
Panorama
Se olharmos
para o país como um todo, apenas 37% dos estudantes de 5° ano têm o nível
adequado de aprendizado em português. Em matemática, a situação é pior: 33% dos
alunos do 5° ano de escola pública aprenderam o desejado até essa série
escolar.
No Distrito
Federal, 52% dos alunos mostraram aprendizado adequado em português e 47% em
matemática. Minas Gerais tem 51% dos alunos com aprendizado de português
adequado ao 5° ano do ensino fundamental e 50% em matemática.
Em relação aos
números de 2009, Santa Catarina é o Estado com maior avanço: 14 pontos
percentuais no nível de alunos com aprendizado adequado de português entre 2009
e 2011, alcançando o nível de 50%. Na matemática, o salto de 13 pontos
percentuais levou a uma taxa de 47% dos alunos de 5° ano sabendo o nível
adequado.
O Ceará
aumentou em 11 pontos percentuais a parcela de estudantes que têm desempenho
adequado em português no 5° ano (33%). Em matemática, o acréscimo foi de oito
pontos percentuais (26%).
No Mato Grosso
do Sul, o avanço foi de dez pontos percentuais no número de alunos com
aprendizado adequado em português (43%) e nove pontos em matemática (38%).
O Amapá foi o
único Estado em que houve piora de desempenho. Em 2009, apenas 12% dos
estudantes tiveram desempenho adequado em matemática, em 2011 o número caiu
para 10%.
Fonte: UOL Educação
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