A Fundação
Lemann e a Merritt, consultoria de informação educacional, lançaram nesta
terça-feira (6) o Portal QEdu (www.qedu.org.br), que reúne dados oficiais do
governo federal sobre Educação básica no Brasil. O site tem acesso gratuito e
permite ao usuário buscar informações em nível nacional, estadual, municipal e
por rede Escolar.
Atualmente, o
QEdu tem todas as informações das edições de 2007 e 2009 da Prova Brasil,
realizada a cada dois anos pelo Ministério da Educação, e do Censo Escolar
2010.Além de trazer o desempenho de cada Escola, rede Escolar, município e
estado, o site incluiu todas as respostas dos centenas de milhares de
questionários respondidos pelos participantes da Prova Brasil Alunos,
Professores e diretores das Escolas.
Segundo
Ricardo Fritsche, co-fundador da Meritt e um dos idealizadores do portal, o
objetivo do QEdu é traduzir o volume cada vez maior de dados educacionais
produzidos no Brasil em informação que pode ser facilmente acessada e discutida
por gestores e pela sociedade. "O QEdu tem mais conhecimento sobre a rede
de Educação básica de um município que o secretário de Educação que vai assumir
no ano que vem", disse."Ainda que o Brasil tenha muitos dados
educacionais disponíveis, eles não são amplamente divulgados ou efetivamente
utilizados pelos gestores.", afirma o diretor executivo da Fundação
Lemann, Denis Mizne. "O objetivo do QEdu é mudar esse cenário e, com isso,
ajudar a melhorar o desempenho dos Alunos."
Séries históricas
O próximo
passo dos criadores do portal é inserir os dados da Prova Brasil 2011 --dados
resumidos foram divulgados no segundo semestre pelo Instituto Nacional de
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mas as informações completas
devem se tornar públicas ainda neste mês.
Então, será
possível comparar a evolução do Brasil em quesitos como o desempenho de
estudantes do 5º e do 9º ano do fundamental em português e matemática,
disciplina que serve de exemplo para a baixa qualidade do Ensino em boa parte
das Escolas. No Brasil, apenas 10% dos estudantes prestes a ingressar no Ensino
médio em 2009 tinham aprendizado adequado em matemática.
A evolução
desse quesito entre 2007 e 2009 foi de apenas um ponto percentual, e cinco
estados ficaram estagnados.A meta não oficial do Movimento Todos Pela Educação,
financiado pela iniciativa privada para defender a Educação pública de
qualidade no Brasil, é que proporção de Alunos que deve aprender o adequado até
2022 seja de 70%.Além do desempenho dos estudantes, é possível verificar a
infraestrutura nas Escolas.
Centenas de
questões respondidas por Alunos, Professores e diretores mostram, por exemplo,
que em 2009 um quarto das Escolas públicas não tinha acesso local à internet,
nem com uma conexão discada.Entre as respostas dos Professores, chama atenção o
fato de que só 33% de quase 160 mil Docentes terem afirmado, no questionário da
Prova Brasil de 2009, que conseguiram desenvolver mais de 80% do conteúdo
curricular na sala de aula. Na sala de um em cada cinco Professores, os Alunos
deixaram de ver pelo menos 40% da matéria esperada durante o ano letivo.Para
ler mais notícias do G1 Educação, clique em g1.globo.com/educacao. Siga também
o G1 Educação no Twitter e por RSS.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário