O Índice de
Desenvolvimento da Educação básica (Ideb) de 2011, divulgado em agosto, é uma
excepcional radiografia da Educação, particularmente no Estado do Rio. O
levantamento traz um saldo positivo, qualquer que seja o viés pelo qual seja
analisado. Em relação aos aspectos gerais dos programas educacionais, é
estimulante observar que o Rio superou a meta estabelecida para o ano passado.
E, dissecados no varejo, os números trazem ensinamentos que não podem ser
desprezados na abordagem da situação das salas de aula.
Tome-se o exemplo
do Colégio Estadual Waldemiro Pita, primeiro lugar no ranking das Escolas
fluminenses de Ensino fundamental e segundo em todo o país. Não é pouca coisa,
ainda mais se forem levadas em conta algumas circunstâncias sociais que o
cercam. O colégio fica em Monte Verde, no distrito rural de Cambuci, no
Noroeste do estado. Ali, a realidade é semeada mais por enxadas do que por
aparelhos eletrônicos de última geração, e a renda familiar fica bem abaixo de
outros centros - digamos - mais desenvolvidos.
É com esse
perfil que as salas de aula de Monte Verde desbancaram Escolas tradicionalmente
mais bem ranqueadas, como o Pedro II, os Colégios de Aplicação (Caps) e o
Colégio Militar. Essa bem-sucedida experiência mostra que uma política
pedagógica acertada pode mudar a realidade educacional, por mais que os
indicadores sociais sejam travas em potencial.
O aspecto
negativo é que, apesar do bom desempenho dos Alunos, há circunstâncias que lhes
barram o caminho da formação completa. Esse pequeno centro de excelência parece
um fim em si, pois a maioria dos que ali estudam não ingressa na faculdade.
Certamente, não por deficiências culturais, mas porque a realidade que os
envolve não lhes oferece grandes oportunidades de seguir em frente.
Temos um
exemplo do grande nó em que a Educação permanece atada. Apesar dos avanços
obtidos na última década no Ensino fundamental, o país parece viver ainda de
conquistas pontuais. Não é o caso de negar vitórias, ainda que parciais. Elas
são importantes para dar combustível a um processo de crescimento em que se
deve levar em conta fatores objetivos (dificuldades sociais de uma nação que
ainda tem muitas demandas a enfrentar) e subjetivos (falta de visão na
implementação de políticas estruturais, por exemplo).
É bom saber
que o país melhora seus indicadores no Ensino fundamental, mas é desanimador,
por exemplo, observar como é medíocre a participação do Brasil nos rankings
internacionais que medem a qualidade das universidades, onde, em última
análise, as nações forjam seu crescimento.
Essa realidade
não se muda apenas com vitórias pontuais. O Brasil precisa levar mais a sério o
compromisso com a Educação, formulando políticas que ofereçam aos cidadãos
oportunidades de crescimento cultural e intelectual, do Ensino básico à
universidade. Esse foi o caminho percorrido por todas as nações que pularam do
atraso para o desenvolvimento. Esse é um caminho do qual o Brasil não pode
fugir.
Fonte: O Globo (RJ)
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