sexta-feira, 1 de março de 2013

Parceria entre escola e família

Ao se aproximar o início do ano letivo, muitas são as expectativas de pais, Alunos, Professores e demais integrantes do processo educativo Escolar. Como é a nova Professora? Os colegas serão os mesmos? Quais os projetos que serão desenvolvidos neste ano? Inúmeras são as perguntas, dúvidas e desejos que antecedem o começo do ano letivo.
Nesse contexto, a adaptação Escolar se apresenta como um dos momentos mais importantes e significativos para a criança, ou seja, adaptar-se representa integrar-se ao novo, ao desconhecido. É nesse momento que Escola e família devem, mais do que nunca, dar início a uma parceria importantíssima, promovendo, assim, um processo de adaptação tranquilo e prazeroso para as crianças.
Durante esse processo, cada uma das partes tem um papel fundamental. A Escola deve promover um ambiente acolhedor, receptivo e convidativo, ou seja, elementos que despertem a curiosidade das crianças e o desejo de retornar no dia seguinte devem fazer parte do ambiente Escolar. Deve estar atenta a possíveis reações adversas que possam vir a ocorrer nesse período (choros e birras) e lançar mão de estratégias e alternativas que amenizem esses sentimentos, como por exemplo, horários reduzidos e combinações específicas com as famílias.
O papel dos pais é muito importante em todo esse movimento de adaptação, uma vez que devem procurar transmitir segurança para os filhos, mostrando que confiam na instituição escolhida. É normal que sentimentos como medo e angústia se façam presentes, mas é imprescindível que eles não sejam transparecidos para as crianças, para que, assim, elas não percam a segurança e confiança que devem criar durante a adaptação. Devem procurar estabelecer um diálogo claro sobre a importância da Escola, da convivência social e das aprendizagens que ali serão construídas.
É importante que Escola e família estejam em sintonia durante o processo de adaptação e no decorrer da Escolarização do seu filho. Pois a trajetória Escolar irá se estender por um longo período da vida dos pequenos. É uma parceria que requer muita confiança. Afinal, nossos filhos são o centro do processo educativo.
Fonte: Zero Hora (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário