quinta-feira, 3 de março de 2011

Em busca da excelência

Muitas são as indagações das pessoas sobre o que faz uma carreira dar um salto para a excelência. Algumas considerações podem ser feitas sobre o tema. Mas, esteja certo, nenhuma delas tem a ver com dicas práticas de fácil entendimento e rápida implantação como as que se encontram nos tão famigerados livros de auto-ajuda.
Para tal, faço uso das palavras (com adaptações) do professor Jim Collins, autor do livro Feitas para Durar. Apesar de ser dirigido para o mundo corporativo, creio que a analogia é coerente com a carreira de um professor.
1. Implemente uma estratégia que seja um processo cumulativo. Nada de correr atrás de uma bala de prata que matará todos os vampiros da profissão de uma só vez. A excelência não é um salto único. Ela é conquistada aos poucos, de maneira disciplinada e focada. Passo a passo.
2. Reúna as condições para conseguir chegar onde você deseja. Já que estamos fazendo uma analogia, é mais ou menos como “o que devo levar para a viagem a que me proponho”. Ou seja, muitos dizem saber onde querem chegar, mas nunca sabem o que levar consigo. Aqui, uma observação: isso pode incluir pessoas, empregos e/ou estudos.
3. Seja disciplinado. Transcrevendo, literalmente, o que diz Jim Collins, “pessoas autodisciplinadas são as que se engajam em um pensamento disciplinado e, então, tomam ações disciplinadas”. Simplificando, nada de sair por aí dando tiro para tudo quanto é lado. Como diz um antigo provérbio bávaro, de que adianta correr se não se sabe para que lado ir.
4. Apaixone-se. Os excelentes não estão preocupados com o crescimento em si, mas, sim, com algo pelo que são apaixonados. Algo em que realmente acreditam que podem ser os melhores. Entendeu? Primeiro, fazem o que realmente gostam, depois, então, crescem, tornam-se excelentes. É por isso que sempre digo que motivação é conseqüência, não causa. Faz-se bem o que se gosta. Ou seja, “olho” para palestras motivacionais, livros motivacionais.
5. Por fim, os excelentes enfrentam a realidade, a dura realidade. Os professores sabem disso muito bem. A vida apresenta uma série de dificuldades. Muitos, ao primeiro sinal delas, varrem-nas para baixo de um tapete (ou, se preferir, enfiam a cabeça no primeiro buraco que encontram). Os excelentes são excelentes porque enfrentam as dificuldades, entendem-nas como oportunidades de aprimoramento, de crescimento profissional e pessoal.
Devem existir outras características, mas, acredito eu, essas cinco constituem a base dos que procuram o aprimoramento em tudo o que fazem. Acrescente as suas, misture-as e crie sua própria receita de excelência.

Fonte: Jornal Profissão Mestre

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