domingo, 13 de março de 2011

Minas Gerais é o melhor estado do Sudeste em Português e Matemática

Minas Gerais é o Estado do sudeste que possui o maior número de alunos de 5º e 9º ano do ensino fundamental com conteúdo adequado à sua série, segundo o relatório de monitoramento de metas da ONG Todos Pela Educação.
Quase 50% dos alunos do 5º ano (4ª série) mostraram desempenho suficiente em matemática – foram 49,6% frente a 45,6% de São Paulo e 40% do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Em português, o rendimento foi acima da meta estabelecida – 51,5% para 45,7% esperado.
Já no 9º ano, os alunos se mostraram melhores em português e deixaram a desejar em matemática. Apenas 23,8% dos estudantes que concluíram a 8ª série apreenderam os conteúdos necessários da disciplina para ingressar no ensino médio.
O relatório mostra o Estado mineiro na liderança entre os seus vizinhos para atingir as metas educacionais estabelecidas pela ONG em parceria com o MEC (Ministério da Educação).
Mas essa liderança não significa números suficientemente bons. A velocidade do progresso na educação fundamental, assim como nos outros Estados do Brasil, é lenta em Minas. Segundo Priscila Cruz, diretora executiva do Todos Pela Educação, o Estado "está longe da meta, mas tem feito um bom trabalho”.
O ritmo da educação mineira segue o do Brasil - se o país continuar nessa velocidade, só vai ter 70% dos alunos com aprendizado adequado às suas séries em 2050, diz Priscila. Para acelerar o processo, o Todos Pela Educação apresentou suas cinco bandeiras baseadas nos resultados obtidos no relatório. Veja abaixo quais são:
- Alteração de currículo escolar;
- Valorização do professor;
- Responsabilização dos gestores dos investimentos na educação pelos resultados obtidos;
- Fortalecimentos das avaliações como indicadores;
- Melhorias na infraestrutura dos colégios.
Fonte: http://www.todospelaeducacao.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário