quinta-feira, 31 de março de 2011

Mostrando a Língua - 01



Edinalda, eu li em um documento - "eu tenho ganho" não seria eu tenho ganhado? Outras dúvidas: enviei a carta imprimida ou seria carta impressa? Eu tenho imprimido ou tenho impresso? Português passou a ter mais graça por sua causa! (Paulo Clébio)


RESPOSTA:
As questões são:1-ganho/ganhado; 2-imprimida/impressa
Para cumprir o cânone, vc está certo, PC, deveria ser tenho ganhado, em razão do uso do verbo ter como auxiliar.
Alguns verbos do português têm formas abundantes, isto é, formas de igual valor ou função. A abundância geralmente se verifica no particípio passado.
Em geral, empregam-se as formas regulares (terminadas em “-ado” ou “-ido”) na voz ativa (com os auxiliares “ter” e “haver”) e as irregulares (muitas delas terminadas em “-to” ou “-so”) na voz passiva (com os auxiliares “ser”, “estar” ou “ficar”).
É por isso que dizemos que fulano foi preso (voz passiva), mas que a polícia o havia prendido (voz ativa). Igualmente dizemos que o candidato foi aceito (voz passiva), mas que o candidato tinha aceitado (voz ativa).
E a carta? Imprimida ou impressa?
Também, neste caso, o verbo imprimir é abundante, isto é, apresenta as duas formas. Na sua proposta, PC, carta impressa é o correto, porque subentende-se que a carta foi impressa (verbo auxiliar). Mas quem imprimiu? A gráfica já tinha imprimido a carta, quando vc pediu a alteração.
Resumindo a melodia:
 1- com os verbos SER e ESTAR utilizaremos a forma irregular (impresso, ganho, pago,...)
2- com os verbos TER e HAVER, usaremos as formas regulares (imprimido, ganhado, pagado, ...)
Embora se trate de uma regra (regularidade), nem sempre se verifica esse comportamento. Há hoje forte tendência ao emprego das formas irregulares na voz ativa e isso já é aceito em vários casos, entre os quais o do verbo “ganhar”, apresentado acima. Então, não costumamos ouvir tinha ganhado e sim, tinha ganho.
Na dúvida, pessoal, é melhor não ultrapassar! Substituam por um sinônimo (Ele tinha recebido o prêmio).
Até domingo, grande abraço!
Edinalda (prof.edinalda@yahoo.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário