quarta-feira, 23 de março de 2011

Precisa-se

 
Precisa-se de professores que tenham os pés na terra e a cabeça nas nuvens. Precisa-se de professores capazes de sonhar, sem medo de seus sonhos.
Professores tão idealistas que sejam capazes de transformar seus sonhos em uma visão de futuro. Tão ousados que atrevam a persegui-la. E tão práticos que sejam capazes de torná-la realidade.
Professores capazes de respeitar ideias e respeitar pessoas, não pelo cargo que ocupam, mas pela função que desempenham, seja ela a realização de uma tarefa ou de uma coordenação de esforços individuais para um objetivo comum a todos.
Precisa-se de professores, de qualquer idade, ávidos por aprender a desenvolver novas habilidades, que não se vangloriem de experiências e sucessos passados, mas se orgulhem de sua habilidade em absorver o novo.
Professores com coragem para questionar e inovar, para encontrar novos caminhos, para criar soluções adequadas aos problemas e exigências do seu tempo, presente e futuro, sem as amarras de âncoras do passado.
Precisa-se de professores que construam equipes e se integrem nelas; que não tomem para si o poder, mas saibam transferi-lo para cada um de seus companheiros de jornada.
Professores que não se empolguem com seu próprio brilho, mas com o brilho do resultado final do trabalho conjunto. Que não tenham respostas para todas as questões, mas saibam conduzir seus alunos na busca para encontrá-las.
Precisa-se de professores que sejam verdadeiros e justos. Que inspirem confiança a quantos o rodeiam e demonstrem confiança nos seus discípulos, sem receio de que lhe façam sombra, mas, pelo contrário, orgulham-se deles.
Professores que criem em torno de si, pelo seu próprio exemplo, um clima de entusiasmo, de liberdade, de determinação e ousadia, numa relação de amizade e companheirismo.
Precisa-se de professores que saibam administrar seu fazer pedagógico no campo do ensino, pesquisa e extensão e liderar pessoas. Professores que mantenham sempre a esperança e sempre façam da esperança sua certeza.
Precisa-se urgentemente de líderes, prontos e decididos a formar novos líderes.
Lílian Russo, “O que seria de nós, sem os professores”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário