sábado, 26 de março de 2011

Ser Professor: Problema ou desafio?

Algumas pessoas veem as coisas como elas são e perguntam: ‘Por quê?’... Eu sonho com coisas que ainda não aconteceram e pergunto: Por que não? (George Bernard Shaw)
Todo educador sonha com uma educação de qualidade, porém vive o pesadelo das dificuldades encontradas principalmente quando atua em escolas públicas.
A solução reside inicialmente em mudança de paradigma. Primeiramente precisamos substituir a palavra “problema” pela palavra “desafio”. A primeira arrasta uma carga semântica negativa, enquanto que a segunda gera uma força de superação. Diga sempre: “Eu não tenho problemas! Tenho desafios!” E que desafios encontramos na escola?
Se formos um pouco mais atentos iremos constatar que nossas reclamações, que não são poucas, vai desde a estrutura física passando pelos alunos até chegar à direção.
Pensemos:
1. Estrutura – o que podemos fazer? É o desafio ao qual damos mais a nossa atenção e que, geralmente, poucas coisas podemos fazer. Aqui diz respeito ao concreto: prédio, recursos tecnológicos, pessoal de apoio, material de consumo, etc.
2.       Relacionamentos – o que podemos fazer? É o desafio ao qual damos menos a nossa atenção e que, geralmente, muitas coisas podemos fazer. Aqui diz respeito à forma como nos relacionamos com todos dentro da unidade escolar, desde o porteiro até a direção, porém o foco do professor será sempre o aluno e na forma como ele atua em sala de aula.
Baseado nessa premissa, listamos alguns pontos que dão o que pensar.
1. LIMITE: Não deixe o “copo transbordar”. Todos nós temos o nosso limite de tolerância e não podemos deixar que os desafios dentro de sala nos conduzam para além dele. Quando sentirmos que estamos perdendo o controle da situação, devemos parar e retomar o leme.
2. CONFIANÇA: Conquistar a confiança da turma. Confiança é uma conquista lenta e não uma imposição! Procure se interessar pelos assuntos dos jovens/crianças que estão sob sua orientação. Demonstre uma posição de compreensão e jamais de rejeição a respeito dos interesses deles, tais como tipos de músicas preferidas, passatempos, comportamento, vestimenta. Não deixe passar uma oportunidade sem demonstrar seu ponto de vista em relação à situação.
3. DIFERENÇA: Se há um lugar em que podemos fazer algo para transformar a Educação deste país, este lugar chama-se SALA DE AULA (aula,-ae em latim, significa pátio, atrium, o lugar onde os soldados romanos faziam suas refeições) (sabor>saber). A aula é um tempo mágico e a sala o espaço renovador. Magia e renovação são ótimos ingredientes para transformar a aridez de alguns corações em solo fértil. Educar sem liberdade é um grande equívoco, por isso tratem seus alunos como grandes colaboradores e só então vocês serão considerados, efetivamente, educadores.
4. FOCO: O aluno é o meu cliente. Foco nele! Sem aluno não há professor! E por isso podemos afirmar sem nenhum temor: Aluno, razão maior do meu viver (profissional)! O foco do professor deve ser sempre o aluno e não o conteúdo. O conteúdo é manipulável, o ser humano... nem sempre! Nossos alunos se comprometerão no momento em que perceberem que nós, professores, estamos comprometidos. O comprometimento é que transforma a promessa em realidade. “Comprometam-se em dar o melhor de si em qualquer situação. Essa é a diferença entre sapos e príncipes”, ou para não ser tão machista, entre sapas e princesas.
5. LIDERANÇA: Nunca deixar que as situações o dominem – Você é o líder e não o liderado. Sempre que necessário faça o aluno sentir a sua autoridade. O jovem, segundo os estudiosos no assunto, necessita de diretrizes e essa função de orientador cabe, dentro da sala de aula, ao professor.
6. PERCEPÇÃO: Problemas de comportamento de alunos comumente encobrem as reais causas. Alunos indisciplinados, daqueles que querem aparecer a qualquer custo geralmente são poucos notados em ambientes fora da escola. Detectar as lideranças e puxá-las pra perto é sempre um bom começo.
7. INGREDIENTES: O bom humor e a afetividade são dois ingredientes essenciais na sala de aula. Não abra mão de utilizar desses atributos para temperar os encontros aluno-professor.
8. EXCELÊNCIA: A excelência é construída a partir das repetições, não de forma automatizadas, mas num continuum processo de aprimoramento. Caso façamos a mesma coisa da mesma forma há anos, chegou a hora de mudar, ou melhor, de inovar. Metodologias de Ensino-Aprendizagem que foram vitoriosos durante a maior parte de nossa formação podem não oferecer mais o mesmo nível de eficácia daqui para frente. Fujamos das formatações, dos pacotes e das políticas pedagógicas lineares. Sejamos polivalentes. Não desperdice seus talentos contribuindo para perpetuar burocracias. Inovação, Flexibilidade e Agilidade são as marcas registradas da contemporaneidade.
9. HUMANIDADE: Somos humanos lidando com humanos. Não percamos de vista a nossa humanidade em seu sentido lato. A linearidade existencial é uma utopia. A vida é feita de altos e baixos. O outro incomoda, o outro aborrece, o outro agride... mas não esqueçamos que também somos “o outro”.
10. PROFISSÃO: O professor não é um missionário, mas um profissional que simplesmente “não dá aulas”, mas que “vende aulas”, pois com seu salário tem que pagar contas, comer, se vestir... Portanto a matéria-prima com a qual trabalha é a mesma da qual se constitui seu pesquisador, ou seja, sujeito=objeto.
11. SERVIDOR: Se você é um servidor, não se esqueça de que o sonho de muitos professores é o de ser aprovado num Concurso Público. Alerta: O grande aliado do mau servidor é a estabilidade. Ela acomoda e faz com que as pessoas vejam apenas seus direitos, esquecendo-se de seus deveres. Não engrossem a fila daqueles que utilizam a função pública como repasto de suas sandices. Servidor é aquele de serve. Ele é pago com os impostos e taxas oriundos do sacrifício de milhões de brasileiros.
12. NÃO SIGA O ALERTA DE NINGUÉM. Nem mesmo esses meus, se não acreditar neles. Siga suas intuições e vozes internas. Cada qual sabe melhor do que ninguém o que é melhor para si. A tecnologia muda diariamente, mas a velha chave das grandes conquistas continua a ser escrita com seis letras: P-A-I-X-Ã-O. Apaixone-se pelas suas missões ou tarefas. Caso contrário, mude, pois jamais terá sucesso no seu sentido mais profundo.
Prof. Erivelton Rangel de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário