sábado, 26 de março de 2011

Projeto educar para ficar

O projeto “Educar para ficar” é uma forma de auxiliar alunos que apresentam dificuldades cognitivas. Idealizado pela professora Maria Lúcia Moreira Gomes e pela assistente social, Cristina Barreto Tavares, o projeto tende a desenvolver ações voltadas para o apoio neuropsicopedagógico dos alunos do IF Fluminense, com transtorno de aprendizagem em variados níveis de ensino, acolhendo-os em suas múltiplas necessidades e visando à permanência  no âmbito escolar.
A pretensão do projeto é auxiliar na solução de possíveis dificuldades que os alunos venham enfrentar em relação à adaptação na escola e as diversidades encontradas, dificuldade na área de conhecimento, psíquico e físico e problemas familiares ou pessoais de crise, que na maioria das vezes são prejudiciais ao desenvolvimento pedagógico do aluno.
Tais dificuldades foram observadas em experiência nas escolas e através de leituras sobre educação. Em muitas instituições podiam observar-se alunos com transtorno de aprendizagem, ocasionados por motivos que vão desde problema de adaptação a problemas psicossociais e neurológicos. Desta forma, é interesse do Educar para Ficar minimizar esses problemas e conseqüentemente fazer com que o aluno permaneça na instituição.
Uma das estratégias do projeto é atingir diretamente três aspectos, considerados dificultadores do processo ensino-aprendizagem. São eles: dificuldades no relacionamento interpessoal e adaptação ao meio; dificuldades no conhecimento adquirido, por falta de subsídios na trajetória escolar pregressa; dificuldades no aspecto neuropsíquico.
A equipe do projeto é formada pela neuropsiquiatra Paula Beloti, pela psicóloga Maria Lúcia Seixas, pela fonoaudióloga Rebeca Sardinha, pela psicopedagoga Bianca Acâmpora e pela terapeuta familiar Cristina Barreto. Cerca de 60 alunos já foram atendidos pelo projeto.
Profa. Maria Lúcia M. Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário