terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Níveis de Educação

O futuro de uma nação, em qualquer país do mundo, depende da Educação de seu povo. Entretanto, os governantes, principalmente dos países em desenvolvimento como o Brasil, não têm tido a sensibilidade necessária para investir, prioritariamente, nesse setor.
Por conta disso, no Brasil, por exemplo, os estudantes do Ensino médio foram os que tiveram o pior desempenho na Educação brasileira, em 2011, obtendo a nota 3,7 no Índice de Desenvolvimento da Educação básica-Ideb, medido pelo Ministério da Educação.
Nove Estados tiveram notas menores do que em 2009 e seis estados não saíram do lugar, sendo que o Ideb avaliou tanto as Escolas públicas quanto as particulares.
Quando a análise leva em conta apenas as Escolas públicas, a nota é ainda menor, ou seja, 3,4.
A situação do Ensino fundamental é um pouco melhor e a nota chegou a 5 pontos, entre a primeira e a quarta série, registrando-se alguma evolução, se comparada ao índice do ano anterior.
Entre o 5º e o 9º ano, a nota é 4,1, quase igual a verificada em 2009, de acordo com o que foi divulgado no dia 14 de agosto deste ano.
Os dados mostram que ainda há muito o que se fazer pela Educação, não só nos níveis fundamental e médio, más também no que se refere à Educação de nível superior.
Evidentemente, não faltam promessas de maior apoio para o segmento educacional, porém tais propostas nunca são concretizadas e a prova incontestável são os números apresentados agora pela pesquisa do Ideb.
Fonte: Diário do Nordeste (CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário