sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

TECNOLOGIAS DE SALA DE AULA – ESPECIALISTAS INDICAM FERRAMENTAS QUE ESTARÃO NAS ESCOLAS ATÉ 2017

 
1 ano ou menos – Polarização de dispositivos

ü  Ambientes colaborativos;
ü  Espaços online que visam facilitar a colaboração e o trabalho em grupos. Nesse tipo de ambiente, a interação acontece independente de onde os alunos estejam;
ü  Aprendizagem baseada em jogos;
ü  Interação de jogos nas experiências educacionais; os benefícios têm se comprovado em desenvolvimento cognitivo, colaboração, solução de problemas e pensamento crítico;
ü  Celulares: Especialmente quando se fala em smartphones, são o ponto de convergência de muitas tecnologias; permitem acesso a um volume muito grande de informações na palma da mão;
ü  Tablets: Como os celulares, têm a facilidade da mobilidade e possibilitam aulas dentro e fora da escola. Dispositivos aumentam o leque de recursos pedagógicos.

2 a 3 anos – Uso dos softwares
ü  Redes;
ü  Investimento em banda larga para grandes eventos esportivos e o maior número de smartphones facilitam acesso rápido, barato e fácil a todos os tipos de informação;
ü  Geolocalização;
ü  Ferramentas recentes permitem a determinação da localização exata de objetos físicos, além da combinação com dados sobre outros eventos, objetos ou pessoas;
ü  Aplicativos móveis;
ü  Nova indústria de desenvolvimento de softwares cria um universo de novas possibilidades educacionais, com compartilhamento de descobertas em tempo real;
ü  Conteúdo aberto;
ü  Conteúdo disponibilizado gratuitamente, via web, dá acesso não apenas à informação, mas ajuda no desenvolvimento de habilidades de pesquisa, avaliação e interpretação.
 
4 a 5 anos – Apropriação dos softwares
ü  Inteligência coletiva;
ü  Conhecimento existente nas sociedades ou em grandes grupos. Como hoje a produção de conhecimento não é mais um monopólio, várias redes são criadas cotidianamente;
ü  Laboratórios móveis;
ü  A tecnologia facilitou que pesados equipamentos, antes disponíveis apenas em bons laboratórios de ciências pudessem ser inseridos em simples celulares;
ü  Ambiente pessoal de aprendizagem;
ü  Formado por uma coleção pessoal de ferramentas montadas para apoiar seu próprio aprendizado; lista é organizada de forma independente e é focada em objetivos individuais;
ü  Aplicações semânticas;
ü  Aplicativos que organizam informações de várias fontes e fazem associações entre elas, apresentando o resultado de forma atraente ao usuário.
Fonte: Portal Porvir

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