quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Inspetores escolares


A inspeção Escolar vem atrelada à orientação pedagógica e administrativa exercida pela figura do professor, supervisor pedagógico e outros que venham a atuar no campo da Educação, graduados ou pós-graduados na área, com o objetivo de atuar no campo educacional, podendo se fazer presentes nas superintendências regionais de ensino ou Escolas da Educação básica e superior.
O inspetor Escolar tem a função de buscar, com os seus, o sucesso educacional das Escolas vinculadas à sua carteira profissional, incentivando o fazer pedagógico, direcionando o fazer administrativo e alçando suporte ao crescimento da instituição.
A figura do inspetor apareceu pela primeira vez em 1932, quando a legislação pertinente deu início à pontuação de seus afazeres, enfatizando a sua importância no campo educacional. Várias reformas no âmbito educacional foram realizadas e em cada uma delas a sua figura passou a ocupar cada vez mais lugar de destaque na administração do fazer pedagógico e na manipulação positiva da sua atuação.
A evolução da primeira Lei de Diretrizes da Educação nacional, promulgada em 1961, veio estabelecer em 1996 a sua função de zelador de todo um sistema e figura ativa dentro das Escolas, promovendo a interação entre o setor pedagógico, administrativo e humanístico, colocando toda a estrutura docente em contato com a comunidade Escolar.
Dentro das Escolas, a sua função não se resume somente ao campo burocrático, visando papéis e direcionando o setor administrativo, mas engloba o dever de levar ao sucesso as instituições Escolares, incentivando a sua autonomia como órgão da administração pública.
Tal autonomia se resume à liberdade pleiteada pelas Escolas, sendo capazes de identificar a sua realidade e procurar de forma eficaz alavancá-la dentro de parâmetros estatísticos quantitativos e qualitativos.
A autonomia presente nas Escolas e incentivada pelo inspetor não se refere ao desmembramento de todo o sistema, mas à independência de poder identificar, desde o nível de sua clientela, as características típicas de sua comunidade até os anseios de seus alunos, procurando fundi-los a uma nova realidade, capaz de produzir efeitos duradouros.
A ação do inspetor dá suporte às Escolas, direcionando-as na elaboração do seu projeto político pedagógico (PPP), que será de suma importância para a construção de suas bases educacionais. O PPP tem a função de identificar fatores positivos e negativos da instituição Escolar, buscando o crescimento administrativo e pedagógico.
O projeto conterá ações que incentivarão o processo de ensino-aprendizagem e aperfeiçoarão o saber pedagógico, refletindo nos alunos, no corpo docente e administrativo o verdadeiro sucesso do trabalho em equipe.
Nenhuma Escola consegue alavancar os seus índices se não investir na criticidade e no desenvolvimento do bem comum, injetando em seus educandos a vitamina do prazer e do amor (citada pelo educador mineiro Rubem Alves), que resultarão em crescimento pessoal, intelectual e social.
Fonte: Estado de Minas (MG)

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