terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Não é prioridade?

Não obstante estar crescendo a oferta de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), existe ainda um considerável déficit, estimado em cerca de 5 mil, desafio que não pode ser superado a tempo no ano letivo que vai se iniciar, pois as matrículas começam a ser feitas na segunda-feira.
A Secretaria Municipal de Educação de Goiania administra 116 CMEIs e tem convênio com mais 54 unidades. Em certas regiões da cidade, e exatamente as mais carentes, continua difícil conseguir matrícula. A fase educacional chamada de pré-escola, cursada por crianças menores, tornou-se substancialmente importante porque prepara os alunos para o ensino fundamental.
Os que não têm a oportunidade da pré-escola vão começar o fundamental em desvantagem, principalmente em relação às crianças cujos pais podem matriculá-las na rede particular de ensino. Os que não conseguem superar a desvantagem geralmente são compelidos à evasão escolar e muitas vezes tangidos para os atalhos da exclusão social.
O direito a uma boa Educação é pressuposto democrático e inerente à cidadania. Isto significa que a prioridade da Educação nunca deveria ser negligenciada. Este elevado déficit de vagas no ensino pré-escolar de Goiânia implica uma negligência que precisa ser removida por meio de um especial empenho. É este tipo de empenho que a sociedade está cobrando.
Fonte: O Popular (GO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário