As habilidades em leitura de garotas de 15 anos ultrapassam de longe a dos rapazes nessa mesma faixa etária em 74 países do mundo. Esse resultado tem sido confirmado em todas as edições do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que analisa a cada três anos a qualidade e a eficiência de sistemas escolares em países que representam 90% da economia mundial.
As jovens superam os garotos nos testes de leitura desde 2000, sendo que na média geral a diferença a favor delas em 2009, últimos dados do Pisa, foi de 39 pontos. Eles, por outro lado, vencem em Matemática e Ciências, com 15 e 4 pontos a mais, nessa ordem. Participaram da pesquisa 470 mil estudantes, dos quais 20 mil eram brasileiros.
O Brasil foi um dos países com os melhores índices de crescimento em qualidade nas últimas versões do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Em 2009, o país subiu 16 pontos em leitura, 30 em Matemática e 15 em Ciências, comparado a edições anteriores. Apesar desses acréscimos, no entanto, o país continua abaixo da média global.
Apesar da seriedade do levantamento do Pisa, os dados relativos ao Brasil devem ser vistos com prudência, alerta Rose Meri Trojan, coordenadora de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisadora na área de Educação Comparada.
Isso porque a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) cruza dados de países com políticas de Educação muito diferentes. “Toda pesquisa de larga escala é apenas um indicador que deve levar os especialistas de cada um dos países envolvidos a aprofundar esse estudo de forma local”, alerta.
Fonte: Gazeta do Povo (PR)
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