segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Gestão da Educação

A administração da Educação básica, negligenciada pelas políticas oficiais nos últimos anos, começa a dispor de ferramentas que poderão contribuir para sua melhoria. É o caso do portal Conviva Educação, criado com o objetivo de qualificar a gestão de Escolas municipais. Uma iniciativa simples, com baixo investimento para os padrões brasileiros – em que quase tudo é grandioso e caro –, merece ser saudada, por ter o objetivo de racionalizar as atividades de Escolas de todo o país. Outro aspecto positivo é que, das 11 instituições envolvidas no projeto, sob a coordenação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, muitas são empresas privadas que assumiram o compromisso de participar dos esforços públicos pela qualidade do Ensino.
O portal reúne informações sobre como conduzir a administração Escolar, desde as questões gerenciais do dia a dia – alimentação, transporte, orçamento – até controle de gastos e jornadas de servidores. Um banco de dados incluirá os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação básica. Não deixa de ser surpreendente constatar que a rede municipal pública não contava até agora com esse tipo de recurso, que tem o mérito de proporcionar também o compartilhamento de tecnologias.
Os municípios, que ficaram com a atribuição do Ensino básico, dependem, no entanto, do suporte dos Estados e da União para exercerem suas tarefas. O portal poderá explicitar, a partir da troca de informações, as carências enfrentadas por muitas comunidades, nas quais as deficiências gerenciais são consequência de outras limitações. Essa troca será possível no espaço criado para fóruns de discussão, para a exposição de dúvidas. Uma das questões controversas urgentes, que dependem do aperfeiçoamento da gestão, é a construção de Creches, uma prioridade do governo, que conta com recursos federais, mas acaba se transformando em custos de manutenção insustentáveis para muitos municípios. O portal poderá contribuir para a solução deste impasse e, ao mesmo tempo, inspirar projetos semelhantes em outras áreas do setor público.
Fonte: Zero Hora (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário