domingo, 3 de fevereiro de 2013

Mundo acadêmico


A maior parte dos matemáticos formados no país vai direto para a sala de aula. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), os cursos de licenciatura receberam mais de 82 mil inscritos em 2011, quando foi realizada a última pesquisa. Já os cursos de bacharelado foram demandados por apenas 3,8 mil alunos.
Ainda assim, quando se formam bacharéis, os matemáticos preferem o mundo acadêmico. De acordo com o Professor Vanderlei Horita, primeiro-secretário da Sociedade Brasileira de Matemática, os recém-formados no bacharelado recorrem a pós-graduações para lecionar em universidades. Menos da metade, portanto, opta por seguir mercados alternativos como a área de estatística, análise de risco e precificação de indústrias e do segmento financeiro - departamentos que demandam cada vez mais profissionais bons de cálculo.
"As Escolas e as universidades ainda representam o maior mercado para os matemáticos. Se não estão dando aula, esses profissionais se dedicam à pesquisa acadêmica", diz Horita. O Professor ressalta, no entanto, que ainda faltam doutores no país. "As universidades federais não estão conseguindo preencher as vagas abertas, principalmente no Norte e no Nordeste", enfatiza.
Segundo Horita, o piso salarial para um pós-graduado que se dedica ao Ensino é de cerca de R$ 8 mil.
Fonte: Valor Econômico (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário