quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Mostrando a Língua - 70

Salve, salve, queridos diqueiros!
Uau, que saudade de vcs!
Pois bem: andei por outras terras, colhi algumas boas dicas, descansei (?) um pouco e, às vésperas do Carnaval, retomo nosso contato com a 1ª dica de 2013.
Para começar o nosso ano, recebemos, mais uma vez, com pompa e circunstância uma nova e maravilhosa diqueira MAGDA BERBERT, mineira das boas, uai, mãe de duas lindas meninas, professora de História e Analista Educacional lá pelas Minas Gerais. Ocupará a cadeira 132 e, para ela, estendemos tapetes vermelhos de boas vindas!
Vamos aos trabalhos, não é?
Nosso 'consulente' VILMAR RANGEL enviou algumas propostas de dicas, mas eis uma das mais rápidas (grifei o que nos interessa discutir):
Viva !!!
Bem-vinda ... Com hífen ??? Seja como for, você é indispensável.
Bjusss
V
Obrigada, meu confrade, pela sempre presença gentil.
Pois bem, pessoal. Essa breve pergunta tem resposta na Nova Ortografia (falaremos do novo prazo na próxima dica, ok?)
Bem-vinda, bem vinda ou benvinda? Eis a questão.
Pelo Novo Acordo Ortográfico, o certo será benvinda, uma vez que o advérvio bem aglutina-se ao segundo elemento ( vinda) que, neste caso, não é iniciado por 'h' ou por vogal.
Como as alterações no hífen foram, no Novo Acordo, as mais drásticas, ainda encontraremos o uso 'bem-vinda' em muitos registros ( gente, como tenho ouvido 'REZISTRO' em bocas cultas!!! Deus me livre e guarde! O que é isso?????), com certeza!
Também se observa esta grafia no sobrenome 'Benvindo'.
Grande e carnavalesco abraço, até as Cinzas,
Edinalda

Nenhum comentário:

Postar um comentário