quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Mostrando a Língua - 71

Salve, gente!

Hoje também, temos gente nova no pedaço. Para ela JULIANA VIDIGAL, colega querida do IFF Bom Jesus, 'caravaneira' na viagem que fizemos recentemente a Cuba, bonita companheira ( no sentido literal da palavra) do colega Luciano Resende, estendemos um tapete cheio de cores e oferecemos nossa saudação de confetes e serpentinas, além do assento na cadeira 133. Recebemos vc, JULIANA, com a alegria grande de estar, cada vez mais, engrossando as fileiras dos que amam a Língua Portuguesa.
Temos fila de dicas, acreditam? Nossos diqueiros são bons demais!
Tirarei, hoje, da espera a sugestão de ANA HISSA, designer e artesã de 1ª grandeza, amiga querida e ex-aluna.
Estão na fila, ainda Erivelton, Vilmar e umas 'graças' que ouvi da amiga Odila.
Eis a consulta de Aninha que me chama de 'Amora':(se puderem e quiserem, acessem os endereços que ela oferece. Vão se surpreender, com certeza!)

 Minha linda Amora foliona!!!
Saudades!!
Salve, salve me faz falta!!! Seja benvinda!!! Rs
Uma dúvida que me incomoda; as minhas meninas clientes sempre me pedem que borde frases nas necessaires e eu bordo a frase com aspas e abaixo bordo o nome do autor... algumas dizem que se cito o autor não é necessário as aspas. Como é o certo??
Beijos e meu carinho
Ana Hissa

 Pois muito bem, crianças:
Esta é uma dúvida recorrente, parece pequena, mas é muito importante, principalmente para quem milita na vida acadêmica. A discussão é: aspas e nome do autor ou o nome apenas, sem aspas?
Nossa diqueira Maria Amélia é que responderia isso com muito mais competência, mas tentarei. Para isso, recorro à 'madame' ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas) que sentencia (ui!) o seguinte (não fiz ctrlc, ctrlv. Por isso não uso aspas, ok?): nas transcrições diretas precisamos adotar o seguinte comportamento: com aspas e citando o nome do autor ao final, entre parênteses (em um trabalho acadêmico, informam-se o sobrenome do autor, com maiúsculas e também o ano de publicação e a página, virgulados);
Ex.: 'A nudez a dois não contece nunca, porque nos vestimos um com o corpo do outro, para inventar deuses na solidão do nós'. (FREIRE, 1987, p.63); se alguém se interessar, tenho o texto completo.
ou
Segundo Freire(1987, p.63) ' A nudez a dois não contece nunca, porque nos vestimos um com o corpo do outro, para inventar deuses na solidão do nós'.
Então, Aninha e queridos diqueiros, vc está CERTA! Continue usando as aspas e informando o nome do autor. Imagine que alguém ganhe a nécessaire com a frase entre aspas, sem o autor e pergunte: de quem é este pensamento?
Como minha ex aluna é danadinha de esperta, faz o serviço completo e com 'graça e estilo'. Parabéns , Aninha!
Grande e fraterno abraço a todos, até quarta,
Edinalda

Nenhum comentário:

Postar um comentário