sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Colégio criado para atender alunos 'olímpicos' tem maior média no Enem

Uma escola criada em 2009 a pedido de parte dos alunos de um famoso colégio paulista conseguiu a maior média geral do Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em 2011. As notas das escolas foram divulgadas pelo Ministério da Educação nesta quinta-feira (22), e o Objetivo Colégio Integrado, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, ficou com a maior delas. Todos os 42 estudantes que compunham a turma do terceiro ano do ensino médio em 2011 fizeram a prova do Enem e tiveram uma média de 737,15 pontos, quase 20 a mais que a segunda nota mais alta.
As notas mostram que os estudantes do colégio se saíram melhor nas áreas de exatas e biológicas. Porém, suas médias foram as maiores na lista divulgada pelo MEC nas quatro provas: ciências humanas (684,46), ciências da natureza (740,74), linguagens e códigos (675,81) e matemática (847,57). Neste ano, a prova de redação não entrou no cálculo da média geral.
De acordo com João Carlos Digenio, fundador do Objetivo, a ideia de criar um colégio separado, com ensino integral e foco nos vestibulares e em atividades acadêmicas extracurriculares surgiu de uma sequência de demandas vindas dos próprios alunos. Ele explicou ao G1 que os alunos do Colégio Objetivo envolvidos em atividades extracurriculares como olimpíadas acadêmicas acabam usando o período da tarde para permanecer no colégio tirando dúvidas e repondo o conteúdo que perdiam quando viajam para outros estados e países para competir.
"Eles ficavam à tarde tirando dúvida e na biblioteca. Primeiro pediram restaurante no colégio, depois pediram professores para tirar dúvidas, aí disseram: 'não dá para ter tempo integral de uma vez?'", explicou Digenio, que atribui o sucesso do colégio ao esforço dos alunos e dos professores, e também ao fato de que as aulas acontecem em período integral.
"Na verdade, o mérito maior é dos alunos e dos professores. São alunos talentosos, aplicados e que quiseram fazer o tempo integral. É puxado."

Grade curricular flexível
Os estudantes têm aulas das 7h10 às 18h durante a semana, com um intervalo para o almoço entre as 13h e 14h. De manhã, cumprem o currículo normal do ensino médio. À tarde, os estudantes podem definir parte da grade curricular com matérias de seu interesse, segundo Diogenio. Isso inclui, por exemplo, aulas de astronomia para quem compete em olimpíadas da disciplina no Brasil e pelo mundo.
A ideia do fundador, agora, é estender a oferta de horário integral a alunos do ensino fundamental. "No fim é uma tendência, vai tudo acabar virando tempo integral. Mas com os garotos adolescentes, existem alguns que não querem não", disse.
Segundo ele, criar um colégio separado para atender a esses alunos acabou destacando os bons resultados deles, e atraindo mais interesse. Atualmente, nos dois primeiros anos do ensino médio, cerca de cem estudantes estão matriculados em duas ou três turmas. Em 2011, 42 estavam no terceiro ano do Objetivo Integrado, e todos eles fizeram o Enem. Em 2012, ele diz que são mais estudantes, apesar de não saber precisar números, e que apenas um perdeu o Enem porque a prova caiu no dia de um exame obrigatório para o processo seletivo da Universidade Harvard, dos Estados Unidos, e o aluno preferiu abrir mão do exame do MEC.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário