domingo, 18 de novembro de 2012

O ensino num click sem complicação

 
Uma ideia que partiu de SC, foi colocada em prática com vista para a Ponte Hercílio Luz, no Bairro José Mendes, e pretende revolucionar a maneira de acessar os dados de Educação. O portal QEdu (www.qedu.org.br), que reúne informações do governo federal sobre Educação básica de maneira didática e contextualizada, foi ideia da empresa catarinense Meritt. Um dos co-fundadores, Ricardo Fritsche, conta que em 2010 eles fizeram um portal com os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação básica (Ideb). O projeto foi levado a São Paulo e apresentado a ONGs referências na área de Educação. Uma delas foi a Fundação Lemann, que gostou do trabalho da Meritt e perguntou se havia outros projetos.
– Apresentamos cinco e um deles foi o QEdu. Foi uma iniciativa da empresa que a Lemann apoiou e foi parceira – relembra.
O portal começou a ser desenvolvido no final de 2011. Nele, é possível encontrar dados sobre a qualidade da Educação do país, dos estados, dos municípios e das Escolas da rede pública. Ele mostra como está o aprendizado dos estudantes em língua portuguesa e matemática e até mesmo a infraestrutura das instituições. O QEdu é gratuito e não exige cadastro.

"A forma de organização é única"
DC - O que é o QEdu e no que ele se diferencia nos que já existem, como o Inep, que disponibiliza dados daEducação?
Alexandre Oliveira – Uma diferença fundamental é que o QEdu é voltado à construção do conhecimento, não é só disponibilização das informações. Essa construção do conhecimento pode ser evidenciada quando a gente apresenta como está a qualidade do aprendizado em um Estado e você compara com outro. É permitir que a pessoa construa a sua leitura e opinião sobre Educação. Isso é algo totalmente inédito no caso de plataformas de informação no Brasil.
Ricardo Fritsche – Tem esse lado da quantidade de dados, que é infinitamente maior do que existe em outros. Mas tem também a forma como a gente organizou, que é única. Cada Estado, cada município, cada Escola ganhou uma página. Uma página que tem as informações organizadas de maneira lógica.

DC – Quais tipos de dados vamos encontrar no site?
Fritsche – O dado elementar é sobre aprendizado dos Alunos. Como os Alunos de Escolas públicas estão em língua portuguesa e matemática, no quinto e no nono ano do Ensino fundamental. Mas, para essa informação fazer sentido, é preciso ver a evolução desses números. Para dar contextualização, a gente trouxe informação sobre a infraestrutura dasEscolas, desde quantos Alunos matriculados até se tem quadra de esportes. A gente trouxe, ainda, uma massa de informação sobre Professores, Alunos e diretores, que participam da Prova Brasil. Informação sobre renda de Professores e diretores, percepção sobre o clima Escolar, se tem violência na Escola ou não.
Oliveira – A relevância do portal é que ele se baseia em fontes de dados regulares. Ano que vem o portal estará diferente, porque teremos dados sobre o Censo Escolar 2012. Isso traz uma perspectiva de monitoramento inédita no Brasil. Se o secretário da Educação implementar uma política na Educação no início de 2013, como Escolas integrais, e quiser mensurar o impacto sobre aprendizado dos Alunos, ele vai no QEdu em 2014 e vai conseguir fazer isso. Uma perspectiva de muito poder para mudança da Educação no Brasil. Ele é aberto, gratuito e vai continuar assim. Mais do que o secretário, tem o monitoramento pela sociedade.

DC – Estamos no período de rematrícula nas Escolas públicas. Antes da matrícula, o pai vai conseguir acessar informações no QEdu sobre a Escola do filho?
Oliveira – Sim. Inclusive temos isso por bairro. Então, se você escrever no portal Campeche e Florianópolis, ele vai te dar asEscolas do bairro.
Fritsche – No geral, na rede pública, o pai não pode escolher onde vai matricular o filho. Mas se ele procurar sobre a Escolano QEdu e conhecer a instituição, ele pode ir no conselho Escolar, conversar com o diretor e ver de que maneira ele pode ajudar.
Fonte: Diário Catarinense (SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário