quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Em 879 cidades brasileiras, a maioria dos alunos do 5° ano têm nível insuficiente de matemática

Em 879 municípios brasileiros, mais da metade dos alunos de escola pública chegam ao 5° ano com conhecimento insuficiente em matemática para estar nessa série do ensino fundamental. Em outros 341 municípios, mais da metade dos alunos têm nível insuficiente em português.
Isso é o que mostram os dados da Prova Brasil 2011, compilados pelo economista Ernesto Faria, da Fundação Lemann, disponíveis no portal Qedu.
Por nível insuficiente, entende-se o estudante que tem conhecimentos inadequados ao estágio escolar em que está, conforme a classificação do Movimento Todos pela Educação. Há também os níveis básico e adequado, que inclui conhecimento proficiente e avançado.
Ao todo, o estudo mostrou os resultados de 4.952 cidades em que mais de 30 alunos do 5° ano fizeram a Prova Brasil em 2011.
Maranhão é o Estado que concentra o maior número de municípios em que mais da metade dos alunos têm nível insuficiente de conhecimento de matemática (166 cidades) e de português (85 cidades).
Na outra ponta, apenas 92 municípios têm mais de 70% dos alunos com nível de português adequado à série em que estuda. Em matemática, o número aumenta: são 191 cidades com mais de 70% dos alunos com nível adequado na disciplina. Minas Gerais, Paraná e São Paulo são os Estados que concentram municípios com mais de 80% dos alunos com aprendizado adequado.

Panorama
Se olharmos para o país como um todo, apenas 37% dos estudantes de 5° ano têm o nível adequado de aprendizado em português. Em matemática, a situação é pior: 33% dos alunos do 5° ano de escola pública aprenderam o desejado até essa série escolar.
No Distrito Federal, 52% dos alunos mostraram aprendizado adequado em português e 47% em matemática. Minas Gerais tem 51% dos alunos com aprendizado de português adequado ao 5° ano do ensino fundamental e 50% em matemática.
Em relação aos números de 2009, Santa Catarina é o Estado com maior avanço: 14 pontos percentuais no nível de alunos com aprendizado adequado de português entre 2009 e 2011, alcançando o nível de 50%. Na matemática, o salto de 13 pontos percentuais levou a uma taxa de 47% dos alunos de 5° ano sabendo o nível adequado.
O Ceará aumentou em 11 pontos percentuais a parcela de estudantes que têm desempenho adequado em português no 5° ano (33%). Em matemática, o acréscimo foi de oito pontos percentuais (26%).
No Mato Grosso do Sul, o avanço foi de dez pontos percentuais no número de alunos com aprendizado adequado em português (43%) e nove pontos em matemática (38%).
O Amapá foi o único Estado em que houve piora de desempenho. Em 2009, apenas 12% dos estudantes tiveram desempenho adequado em matemática, em 2011 o número caiu para 10%.
Fonte: UOL Educação

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