sábado, 3 de novembro de 2012

O professor


Na segunda-feira, 15 de outubro, comemoramos o Dia do Professor, esta que é uma das profissões mais antigas do mundo. Platão já dizia que eles são fundamentais para a sociedade mas, infelizmente, ainda não têm sua extrema importância reconhecida. Não existe atividade mais nobre do que ensinar, afinal, a Educação é a base de tudo em nossas vidas. E quem nos transmite suas experiências e conhecimentos, desde cedo, são os Professores. Embora não pensemos a respeito, estes profissionais se constituem nos primeiros ídolos de todos nós, ao lado, evidentemente, de nossos pais.
Por meio de sua arte, eles nos apresentam os ensinamentos primordiais para nossa formação intelectual, cívica e moral. Portanto, transformam-se em fator de grande importância para o desenvolvimento da Nação.
É necessário que sejam realizados maciços investimentos na formação de Professores e, ao mesmo tempo, melhorar suas condições de trabalho, além da remuneração, fazendo com que a carreira seja mais atrativa.
Conforme o Ministério da Educação, o piso salarial nacional dos Professores é de R$ 1.451,00 para 40 horas semanais. Enquanto isso, o salário de um Professor primário na Europa é de 1,5 mil euros e, nos Estados Unidos, mil dólares por semana.
A Coreia do Sul é um caso exemplar. Aquele país que nos anos 50 era eminentemente uma economia agrária – que enfrentou uma guerra com o fim da colonização japonesa, tinha apenas 22% de sua população alfabetizada – passou os últimos 40 anos investindo firmemente na Educação e se tornou uma potência mundial. Hoje, conta com índice superior a 98% de Alfabetização e seus Professores são profissionais de nível superior muito bem remunerados. Essa excelência fez com que o presidente Barack Obama afirmasse em discurso: “Os EUA devem adotar o exemplo das crianças sul-coreanas, que passam, em média, pelo menos um mês a mais nas Escolas anualmente do que os Alunos americanos”.
O Brasil, para se ombrear aos países desenvolvidos, tem que, de imediato, investir solidamente na Educação, adotar a Escola de tempo integral, matriculando todas as crianças, formando novos Professores, reciclando e renumerando condignamente todos esses importantes profissionais. Afinal de contas, eles são os responsáveis pela formação dos cidadãos para a Nação.
Fonte: Gazeta de Alagoas (AL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário