segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Alunos voltam às aulas cheios de perguntas

Mãos levantadas o tempo todo mostram a ansiedade e a quantidade de dúvidas no retorno à escola, que deve preparar acolhida

Um braço levantado. Dois. Vários. Primeiro dia de aula é sinônimo de dúvidas. Como separo os cadernos? Com que cor é para escrever? Como a gente faz quando quer ir ao banheiro? Como é o seu nome? “Eles perguntam tudo e várias vezes”.
Antes de entrar na rotina e começar a seguir a grade horária, as escolas devem fazer responder às dúvidas, fazer apresentações e tornar o ambiente convidativo para que os estudantes comecem com vontade o ano letivo. “Estes primeiros dias são de acolhida”, diz a coordenadora do segundo ciclo do ensino fundamental no São Luís, Maria Cristina Lozano Mazzocchi. “Eles chegam ansiosos para rever os amigos e com receio das novidades. Então, vamos mostrando tudo aos poucos e em meio a brincadeiras”, diz.
No final da manhã com jogos na quadra, competições em equipe e momentos em que cada aluno pode falar, Camila de Castilho Bottaro, de 10 anos, disse estar “mais tranquila”. Ela mudou de escola e começou nesta segunda-feira o 6º ano. “Estava bem nervosa por não conhecer ninguém e porque as matérias vão ser mais difíceis, mas já conheci novos amigos”, disse.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário