quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Como fazer para estimular os alunos?

Quantos alunos fazem perguntas durante suas aulas sobre o conteúdo que está sendo explicado? A curiosidade de nossos pupilos anda em baixa. Como fazer para aguçar o interesse deles? Como estimulá-los? Como tornar nossas aulas interessantes (para eles, é claro!). Essas são perguntas que constantemente fazemos a nós mesmos.
Você pega aquele conteúdo, como um arroz dormido que precisa de tempero novo, e incrementa com uma música do momento ou um texto estimulador e... tchan, tchan, tchan, tchan! NADA! Absolutamente NADA acontece de extraordinário. A turma continua indiferente como um político diante das necessidades do povo. Depois de tanto trabalho, vem aquele gosto de derrota e o desestímulo contagia você também, que chega à conclusão de que não vale à pena tanto esforço. É como “jogar pérolas aos porcos.”
O que fazer agora? Vários especialistas (teóricos que nunca estiveram numa sala de sala) discorrem uma relação de soluções mirabolantes e você mais uma vez se anima e prepara aquele banquete intelectual e... tchan, tchan, tchan, tchan! NADA! Fica tudo na mesma, não é?
Não se iluda! Você não está sozinho nessa! O que deveria ser exceção, já caiu no lugar comum e de repente a sala de aula se transformou num lugar muito chato para os jovens. Passar cinco horas diárias “encarcerados” dentro de quatro paredes, ouvindo coisas pelas quais não estão nem aí se tornou um tortura para muitos alunos.
Mas nem tudo está perdido! Paradoxalmente, alguns professores ainda conseguem fazer “verdadeiros milagres”, despertando o interesse dos alunos, apesar de reconhecermos que as coisas mais estimulantes para os jovens se encontram exatamente fora da escola.
Lançamos a todos um grande desafio! O nosso BLOG ESCOLA PRA QUÊ?, durante 30 dias, estará recebendo através do e-mail escolapraque@gmail.com o seu texto intitulado “como desperto o interesse dos alunos em minhas aulas”, em que você descreve a forma de fazer da sala de aula um lugar interessante. O nosso objetivo é montar uma coletânea de boas práticas que, sistematizadas, serão postadas neste espaço para que todos tenham acesso a elas, melhorando a qualidade do ensino/aprendizagem.
Aguardamos a sua contribuição!
Equipe Escola Pra Quê?

2 comentários:

  1. Acho a iniciativa excelente. A ideia só não é melhor porque não é minha (rsrsrs). Agora, como as nossas salas de aulas são uma chatice não acredito que alguém vá se arriscar, até porque a maioria de nossos professores sofrem de uma doença crônica: acomodação/mesmice/inércia. Espero "queimar minha língua". Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Discordo do anônimo. Vejo muito esforço por parte dos meus colegas para tornar as aulas interessantes. Temos trabalhado com vídeos do you tube, blogs, músicas, etc.
    Mas, uma pergunta feita pelos nossos alunos talvez possa explicar, em parte, a situação. "Professora, estudar pra quê? Seu salário é ruim, mas "fulano", que trabalha para o político tal, está ganhando tanto".
    Ou, "Viu o político tal? Roubou e não deu em nada".

    ResponderExcluir