sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Agente de mudança



Os números do Índice de Desenvolvimento da Educação básica (Ideb), divulgados recentemente, colocam Goiás em 5º lugar no ranking nacional do Ensino médio e como primeiro colocado em crescimento porcentual nesta etapa do Ensino. Ultrapassamos todas as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação. E isto não ocorreu de maneira isolada: 82% das Escolas estaduais melhoraram suas notas.
Apresentamos os grandes responsáveis por tamanho êxito: os Professores. São eles, os 34 mil Professores da rede estadual, os protagonistas, que estão ali, dia após dia, acompanhando de perto a rotina de cada um dos cerca de 600 mil estudantes.
O que acontece hoje nas Escolas goianas atrai o interesse dos demais Estados e de outros países. Nosso plano de reforma educacional, o Pacto pela Educação, com suas 25 diretrizes divididas em cinco eixos estratégicos, incorporou novas estratégias e metodologias de planejamento, execução, acompanhamento e avaliação do trabalho pedagógico nas Escolas. Instituiu programas e projetos que tiveram impacto positivo em sala de aula.
Ou seja, se por um lado, o governo formulou políticas públicas que contribuíram para melhorar o sistema educacional, coube aos profissionais da Educação, em especial aos Professores, o esforço necessário para torná-las realidade. Coube a eles a dedicação e o empenho para transformar ações e iniciativas previstas no plano norteador em algo exequível, concreto, que garantisse um aprendizado adequado.
Temos ainda muitos desafios. O cenário atual, os bons resultados atingidos, não podem ser sinônimo de comodismo. Deve nos incentivar a perseguir novos avanços, traçar metas e objetivos mais ousados, renovar nosso ânimo e disposição.
Os Professores da rede pública estadual têm respondido a este chamado. Fizeram-se presentes no momento mais difícil de todas as mudanças, quando foram adotadas novas práticas, novos métodos e rumos diferentes que impuseram rupturas com modelos antigos, que nos fizeram sair da zona de conforto e que alteraram toda a rotina das Escolas. Os mais experientes foram chamados de volta à sala de aula. E quando todos entenderam que o foco era o crescimento do Aluno, abraçaram a causa.
Por reconhecer a importância do Professor nesse processo é que definimos como primeiro pilar do plano de reforma a valorização e o fortalecimento deste profissional. Instituímos o piso salarial para o Professor, acima do piso nacional, e o Programa Reconhecer, com bonificações para os profissionais dedicados e assíduos e comprometidos com o planejamento pedagógico. Criamos a Escola de Formação de Professores. Tudo isso pode ser traduzido em uma palavra: compromisso. A todos cada vez mais comprometidos, nossos parabéns pela data especial, 15 de outubro!
Thiago Peixoto, economista, in: O Popular (GO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário