sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Sem saída

O Índice de Desenvolvimento da Educação básica (Ideb) de 2011, divulgado em agosto, é uma excepcional radiografia da Educação, particularmente no Estado do Rio. O levantamento traz um saldo positivo, qualquer que seja o viés pelo qual seja analisado. Em relação aos aspectos gerais dos programas educacionais, é estimulante observar que o Rio superou a meta estabelecida para o ano passado. E, dissecados no varejo, os números trazem ensinamentos que não podem ser desprezados na abordagem da situação das salas de aula.
Tome-se o exemplo do Colégio Estadual Waldemiro Pita, primeiro lugar no ranking das Escolas fluminenses de Ensino fundamental e segundo em todo o país. Não é pouca coisa, ainda mais se forem levadas em conta algumas circunstâncias sociais que o cercam. O colégio fica em Monte Verde, no distrito rural de Cambuci, no Noroeste do estado. Ali, a realidade é semeada mais por enxadas do que por aparelhos eletrônicos de última geração, e a renda familiar fica bem abaixo de outros centros - digamos - mais desenvolvidos.
É com esse perfil que as salas de aula de Monte Verde desbancaram Escolas tradicionalmente mais bem ranqueadas, como o Pedro II, os Colégios de Aplicação (Caps) e o Colégio Militar. Essa bem-sucedida experiência mostra que uma política pedagógica acertada pode mudar a realidade educacional, por mais que os indicadores sociais sejam travas em potencial.
O aspecto negativo é que, apesar do bom desempenho dos Alunos, há circunstâncias que lhes barram o caminho da formação completa. Esse pequeno centro de excelência parece um fim em si, pois a maioria dos que ali estudam não ingressa na faculdade. Certamente, não por deficiências culturais, mas porque a realidade que os envolve não lhes oferece grandes oportunidades de seguir em frente.
Temos um exemplo do grande nó em que a Educação permanece atada. Apesar dos avanços obtidos na última década no Ensino fundamental, o país parece viver ainda de conquistas pontuais. Não é o caso de negar vitórias, ainda que parciais. Elas são importantes para dar combustível a um processo de crescimento em que se deve levar em conta fatores objetivos (dificuldades sociais de uma nação que ainda tem muitas demandas a enfrentar) e subjetivos (falta de visão na implementação de políticas estruturais, por exemplo).
É bom saber que o país melhora seus indicadores no Ensino fundamental, mas é desanimador, por exemplo, observar como é medíocre a participação do Brasil nos rankings internacionais que medem a qualidade das universidades, onde, em última análise, as nações forjam seu crescimento.
Essa realidade não se muda apenas com vitórias pontuais. O Brasil precisa levar mais a sério o compromisso com a Educação, formulando políticas que ofereçam aos cidadãos oportunidades de crescimento cultural e intelectual, do Ensino básico à universidade. Esse foi o caminho percorrido por todas as nações que pularam do atraso para o desenvolvimento. Esse é um caminho do qual o Brasil não pode fugir.
Fonte: O Globo (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário