sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Mostrando a Língua - 63

Salve, salve, prezados diqueiros!

Nossa dica de quarta pretende responder a um questionamento feito por Dra. ANASTÁCIA, esta corajosa defensora dos direitos humanos e tão humanamente amiga. Um dia, conto a vcs esta repetição da palavra 'interessante' (rssss). Isso já gerou polêmica...

Eis a dúvida dela (e de muitos).

Querida e interessante Edinalda.

Estava por aqui num raro momento de vadiagem diante do computador e li seu e-mail. Imediatamente senti sua falta e uma vontade gostosa de revê-la.

E aí, surgiu a dúvida, estou com saudade de você ou estou com saudades de sua gostosíssima pessoa?

Beijocas com gosto de feriado.

Anastácia

Então, pessoal: é correto usar a palavra no singular e no plural. Houve um tempo em que os mais tradicionalistas condenavam o plural, mas essa fase difícil já passou. Séculos de uso consagraram como correto o plural SAUDADES, assim como endossaram o uso de parabéns (antes parabém) e de pêsames (antes apenas pêsame).

A justificativa dos tradicionalistas funda-se no fato de algumas palavras (saudade, liberdade, felicidade, amor, lembrança, por exemplo) serem abstratas, mas não se sustenta como tese e podemos fazer picadinho dela (da justificativa).

Quando usamos saudades, por exemplo, podemos estar nos referindo à saudade da irmã, do filho, do sobrinho, do amor distante, da infância, de passeios e encontros, não é?

Não há, portanto, um dique seguro entre o concreto e o abstrato, nestes casos. Nosso esparramamento semântico é salutar e foge à dureza semântica. Nosso intuito, ao usar o plural, certamente, é o de intensificar, multiplicando.

Quem nunca teve dois AMORES? Ah, não viveu!

Quem nunca reclamou o direito às LIBERDADES CIVIS!

Quem recusaria FELICIDADES?

Quem nunca pluralizou que atire a primeira pedra... NOS TRADICIONALISTAS! Rsssss

Grande e fraterno abraço

Edinalda

Nenhum comentário:

Postar um comentário