segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O amor pelo ensino da matemática

O filósofo grego Plutarco (46-119 d.C.) escreveu que a "a alma do Aluno não é um vaso que se deve encher, mas uma lareira que se deve acender". Quase 20 séculos depois, esse pensamento é um dos que norteiam a vida da Professora Maria Laura Mouzinho Leite Lopes, de 93 anos. Moradora de Laranjeiras, ela está há 30 anos à frente de um grupo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que tem como missão melhorar o Ensino de matemática nas Escolas.
Com um raciocínio invejável, essa ilustre moradora da Zona Sul conta que, quando o governo militar a aposentou, em 1969, ela foi com a família para Estrasburgo, na França, onde ficou durante 11 anos:
- Consegui trabalho no Instituto de Pesquisa e Educação Matemática (Irem), da Universidade Louis Pasteur, onde havia um programa para reciclagem de Professores. Quando voltei para o Brasil, notei que tínhamos aqui um campo enorme para trabalhar; que poderíamos fazer matemática de outra maneira: trabalhando a cognição do Aluno - explica.
Foi a partir dessa percepção que, em 1982 - mesmo ano em que nasceram os Jornais de Bairro - Maria Laura juntou-se aos Professores Lucia Tinoco, Radiwal Alves Pereira e Charles Guimarães, que também buscava alternativas para melhorar os métodos de Ensino.
- Voltei para a UFRJ em 1980. Dois anos mais tarde, juntei-me aos Professores que estavam na universidade e começamos a colocar nossas ideias em prática e a estruturar nosso grupo, um ano mais tarde batizado oficialmente como Projeto Fundão - recorda. A turma foi crescendo e, atualmente, com cerca de 30 integrantes, ainda se reúne semanalmente nas dependências da UFRJ.
- Nos dividimos em cinco grupos de pesquisa em diferentes áreas da matemática e produzimos o conteúdo que depois é lançado em livro, para ser aplicado nas salas de aula. É importante que as pessoas entendam que matemática é um modo de pensar, uma linguagem que atende a todos os outros conhecimentos, não apenas a números e fórmulas - defende.
Após muito pensarem numa forma de tornar as aulas dos Alunos do Ensino Médio mais atraentes, três Professores do Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht, na Taquara, criaram um projeto curioso: viajar, de 2 de janeiro a 2 de fevereiro de 2013, pelas principais cidades do Cone Sul a bordo de um Mercedes Benz ano 1959, coletando material e histórias interessantes para serem trabalhados durante o próximo ano letivo com os cerca de dois mil Alunos matriculados anualmente neste segmento na Escola.
Intitulado "Projeto Expedição Cone Sul", a viagem resultará na coleta de dados que serão usados para o Programa do Ensino Médio Inovador (ProEMI). A iniciativa é uma estratégia do governo federal de induzir a restruturação dos currículos do Ensino Médio com a inserção de atividades que os tornem mais dinâmicos.
Robson Silva Macedo, Professor de Ensino Religioso; Marco Aurélio Berão, de Biologia; e Gilmar Guedes, de Filosofia; são os idealizadores da viagem. Os três Docentes farão um percurso de mais de 25 mil quilômetros, que passará por Foz do Iguaçu, Atacama, Santiago do Chile, Perito Moreno, Ushuaia (conhecida como a Cidade do Fim do Mundo por ser o ponto mais extremo ao sul da América), Buenos Aires e Montevidéu.
Macedo explica que os três estarão empenhados em fazer um banco de imagens composto de 15 mil a 20 mil fotografias, um documentário, e, por fim, um livro com o balanço da viagem e relatos de bastidores:
- Todo o acervo servirá como material pedagógico interdisciplinar e transdisciplinar que poderá ser usado por nós e por outros Professores. Também montaremos uma exposição no Brigadeiro Schorcht, e há possibilidade de ela se tornar itinerante.
Fonte: O Globo (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário