segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Potência do saber

O Brasil está muito próximo de se tornar uma potência olímpica esportiva. Nossos atletas conquistam cada vez mais medalhas nos torneios internacionais que disputam.
E na Educação? Há uma elite intelectual que representa o Brasil de forma magnífica em olimpíadas científicas internacionais. Mas pouco se fala dos nossos campeões do saber. Nesse ano, por exemplo, estudantes brasileiros conquistaram duas medalhas de prata, uma de bronze e seis menções honrosas na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês) e duas de ouro e três de prata na etapa Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica. São as principais ferramentas de que dispomos no País para estimular nossos jovens a estudar mais e melhor.
Os jogos de conhecimento mostram que é possível fomentar uma nova geração de estudiosos em todas as áreas. Nos últimos 15 anos, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica apresentou uma elevação literalmente astronômica no número de estudantes inscritos. Enquanto na edição de 1999 reunimos 15 mil estudantes, no ano passado ultrapassamos os 800 mil. Mas temos muito trabalho a fazer.
O país tem hoje 50 milhões de Alunos, dois milhões de Professores e 190 mil Escolas. É necessária uma atuação maior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) para manter atualizados os dados do censo Escolar. É importante também que o Ministério da Educação e a União Nacional dos Dirigentes de Educação se envolvam com nossas iniciativas e façam uma ampla campanha para divulgar a importância dos jogos do saber e das mostras e feiras científicas.
No ano que vem, podemos dar um importante passo durante o Fórum Mundial da Ciência, que vai ser realizado no Brasil. Os coordenadores das olimpíadas de conhecimento e os representantes do MEC e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação pretendem lançar um projeto para a realização de uma mega olimpíada internacional de conhecimento em 2016 no nosso país. Sonho com um futuro em que os nossos “medalhistas do saber” sejam recebidos também pelo presidente da República, assim como ocorre cada vez que o Brasil ganha Copa do Mundo de futebol.
João Batista Garcia Canalle, astrônomo, in: Jornal de Brasília (DF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário