segunda-feira, 23 de maio de 2011

Balanço da blitz da educação do JN mostra acertos e desafios das escolas

O Jornal Nacional fez, na semana passada, uma blitz na educação. Foram cinco cidades sorteadas, uma de cada região brasileira, que receberam a visita da equipe do JN no Ar. Uma semana de viagem, 8.529 quilômetros percorridos, cortando o país de Norte a Sul, Leste a Oeste. Cinco paradas e muitas lições sobre educação apreendidas. O especialista Gustavo Ioschpe acompanhou a equipe em todas as visitas. Conversou com professores, diretores, estudantes. Anotou tudo, tirou lições, confirmou estudos. Tudo visto de perto.
Ioschpe fez uma lista de dicas para pais e estudantes: o que funciona, ajuda no aprendizado, o que atrapalha. Tudo confirmado pela no blitz da educação do JN no Ar, portanto preste atenção:

Exemplos de práticas positivas para a educação:
1. Passar dever de casa;
2. Professor com formação na área em que ensina;
3. Imposição de método, rotina e gestão em todas as aulas;
4. Comprometimento dos educadores com o sucesso;
5. Uso de material didático como apoio;
6. Fazer provas com frequência e monitorar o aprendizado;
7. Disciplina.

Exemplos do que prejudica o aprendizado:
1. Aluno que trabalha e estuda;
2. Distância da escola;
3. Indicação política do diretor;
4. Falta de professores;
5. Indisciplina.

“Essa diferença entre as escolas só reforça a ideia de que a relação entre a família e a escola não termina quando o filho é matriculado na escola. Pelo contrário, é só o começo. O pai tem que ver se a escola do filho está efetivamente ensinando, tem que ajudar, tem que cobrar, tem que fiscalizar. Porque educação de qualidade não é um favor que o Estado e os governantes fazem para os pais e para os alunos. É um direito que todo cidadão brasileiro tem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário