quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A matemática da educação escolar

Por Erivelton R. Almeida

“A escola é um lugar em que cabem poucas experiências diretas sobre o mundo em geral, por mais que queiramos aproximá-la da vida e tirá-la do mundo em que se encerrou.” (SACRISTÁN, J. GIMENO, in Educar e conviver na cultura Global: as exigências da cidadania. Porto Alegre, Artmed, 2002, p.38)

Um das causas apontadas por especialistas em Educação quanto ao “fracasso escolar” é a omissão da família. O colega e bom professor, Valdecy Passos, comentando um dos textos em nosso blog diz: “não nos esqueçamos do papel importantíssimo que os pais poderiam representar, sendo mais presentes e envolvidos no processo educacional de seus, às vezes, "NAIVE" filhos.”
Para marcar ainda mais essa posição, vejamos:
Se o dia tem 24 horas e se o aluno passa em média 5 horas na escola, sua permanência na instituição representa aproximadamente 21% do seu dia.
Avançando, se uma semana tem 7 dias, ou seja 168 horas, e se o aluno passa 25 dentro da escola, isso corresponde a aproximadamente 15%.
Considerando ainda uma carga horária anual de 200 horas, e se no ano temos 8.760 horas, quer dizer que durante o período letivo ele passa no máximo 11,5% do seu tempo dentro da escola. Pouco, né?
Quer mais? Descontando o tempo que ele leva dormindo (33,3%), ainda sobram 55,5% sob a responsabilidade da família, ou seja, 5 vezes mais de tempo do que passa dentro da escola.
Tá surpreso? Eu também! E ainda tem muita gente colocando sobre a escola a total responsabilidade pela formação da criança e do adolescente. E você? O que acha?

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