segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O uso das preposições

Por Sérgio Nogueira
Coitada da preposição! Como é maltratada! Quando não é mal usada, é esquecida. Em nossas rádios, é frequente ouvirmos: “Esta é a música que o povo gosta.”
Quem não gosta sou eu. Ora, se quem gosta, gosta de alguma coisa, o certo é: “Esta é a música de que o povo gosta.”
Se você achou estranho ou feio, há outra opção: “Esta é música da qual o povo gosta.” Você decide qual pronome relativo vai usar, mas não esqueça a preposição.
Erro semelhante ocorre num anúncio de uma famosa marca mundial: “Esta é a marca que o mundo confia.” Eu perdi a confiança! A regência do verbo CONFIAR exige a preposição em. O certo é: “Esta é marca em que o mundo confia.”
Outro exemplo errado ocorre em cartas comerciais: “Segue anexo o documento que você se refere em sua última carta.” O verbo REFERIR-SE pede a preposição a. O certo é: “Segue anexo o documento a que você se refere em sua última carta.”
Mais um: “E o Flamengo acabou perdendo o gol que tanto precisava.” Pelo visto, não precisava tanto. Ou o gol seria ilegal. Se quem precisa, precisa de alguma coisa, o certo é: “E o Flamengo acabou perdendo o gol de que tanto precisava.”
Colaboração: Prof. Adilson Alves da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário