segunda-feira, 11 de abril de 2011

Mostrando a língua - 03

Hoje blogaremos duas dicas da Professora Edinalda, em decorrência da lacuna deixada na quarta-feira passada, dia 03, quando não publicamos o Mostrando a língua. Curtam!

Bom dia, Edinalda! Não sei se essa (ou esta?) dica já foi solicitada, mas vamos lá: ENTRE ou DENTRE, quando usar? Entre ( ou dentre )  as conquistas alcançadas...Na verdade são duas dicas né fessora? Achei a idéia do encontro dos diqueiros genial. Beijos e obrigada! (Lucia Valente)
RESPOSTA: 
“Dentre" é a contração de “de” + “entre”. Significa "do meio de". Seu uso só é possível com palavras que regem a preposição "de", como "sair", "surgir/ressurgir" e "tirar": "Saíam formigas dentre (de + entre) as rochas"; "Cristo ressurgiu dentre (de + entre) os mortos"; "Tirou a mais bela dentre (de + entre) as moças do salão".
A preposição “entre” é utilizada quando algo diz respeito a mim e outra pessoa, ou seja, dois indivíduos ou em toda circunstância que se quer ter o sentido da colocação de espaço e tempo de alguém ou alguma coisa em relação à outra pessoa ou coisas. Veja:
a) Estou entre os impactados pela tragédia de Realengo. (o sujeito “eu” ocupa um lugar em meio a outras pessoas.)
b) O menino passou entre mim e a cadeira (o menino ocupou um lugar entre a pessoa que fala e um objeto).
c) Entre as manias que eu tenho, uma é gostar de vocês.
-x-x-x-

Sobre dicas da semana que tal aquele assunto (, etc) etc não podemos escrever - banana, maça e etc, e colocar vírgula antes do etc, pode? (Salvador Pires)
RESPOSTA:
Apesar de et cetera (do lat. et coetera) significar e as demais coisas, ou seja, apesar de haver a conjunção ‘e’ na expressão, é lícito empregar-se vírgula antes da abreviação etc. Apegar-se a regras caquéticas, que em nada contribuem com a evolução da língua, evidencia o retrocesso de que tantos são vítimas. Uma delas, contida, por sinal, no famoso Dicionário de Questões Vernáculas, de Napoleão, proíbe vigorosamente o emprego de vírgula antes da abreviação etc. O autor argumenta que, por não se usar, em série de termos coordenados, o sinal de pontuação antes da conjunção aditiva ‘e’, também não se deve virgular a abreviação porque a conjunção (e) está presente em etc. E está! Mas o argumento está ‘furado’, pois, fugindo do latim, essas três letrinhas tomam rumo bem diferente em português. Napoleão é rigoroso demais! E não é mal do nome, porque a força (????) do outro era questionável! Rsssssssss
Celso Pedro Luft considera facultativo tal uso, isto é, podemos colocar a vírgula ou não. Eu também considero!
Por isso, em relação ao ‘e etc’ NÃO SE PODE ADMITIR O USO DO E, uma vez que ele está presente na estrutura et cetera.
Outro uso que tenho observado é, fora da pergunta do meu Cumpadi, o uso de etc com nomes próprios. (Ex.: Estavam na badalada festa Manuel, Antonio, Júlia, etc.). Ora, pessoal, gente não é coisa, não é? Então não se pode enumerar pessoas e concluir com etc. Neste caso, podemos escrever: Estavam na badalada festa Manuel, Antonio, Júlia, entre outros. (aplicamos a dica de Lúcia, não é?)
Grande abraço, até quarta, Edinalda

Nenhum comentário:

Postar um comentário